Diocese de Santo André celebra 176 anos da obra que forma crianças missionárias

Regiões pastorais participaram da 7ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na cidade andreense

Um momento marcante para crianças e jovens das cidades do Grande ABC que praticam as prioridades do 8º Plano de Pastoral na Diocese de Santo André. A 7ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária ocorreu neste domingo (26/05) em todo o país e a nível diocesano, na cidade andreense, a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Jardim Riviera) foi palco de missa e consagração das crianças e jovens, que também celebraram os 176 anos de fundação da obra pontifícia no mundo.

Estiveram presentes grupos de 10 paróquias, com cerca de 150 crianças de várias regiões pastorais, celebrando a alegria de ser missionário. Junto a todos os grupos da IAM no Brasil, as crianças puderam refletir sobre o tema “Batizados e enviados – IAM em missão no mundo”. Um momento emocionante foi a consagração, onde as crianças e adolescentes renovaram o seu sim, querendo sempre tornar a cada dia Jesus mais conhecido e amado.

“O sinal de sua consagração que passaram a utilizar é o lenço, com as cores dos cinco continentes. Após, com velas acesas, comprometeram-se diante da comunidade, a serem cada vez mais missionários. Na apresentação dos dons, cada grupo levou seu cofrinho, com o dinheiro arrecadado durante o último ano, que será enviado para as Pontifícias Obras Missionárias, e que ajudarão neste ano o continente africano”, explica o coordenador diocesano da IAM, Glauber Machado, que demonstrou gratidão pela presença das crianças, famílias e todos que contribuíram para a organização do encontro.

“Mesmo indo ao encontro de uma realidade diferente dos grandes centros urbanos, estávamos as margens da Represa Billings, perto do Rodoanel, mas distantes da região central, numa das muitas periferias que o Papa Francisco nos chama a ir, a conhecer, a fazer pontes, estabelecendo a cultura do encontro. Que o Senhor abençoe o esforço de todos e todas”, complementa.

Coordenadora anfitriã do grupo da IAM, existente há três anos na comunidade São Pedro e São Paulo Apóstolos, no Recreio da Borda do Campo, a paroquiana Cida considera uma manhã marcante para todos os participantes, principalmente pela distância do local para outras cidades.

“Moramos no final da Represa e ter essa presença de 150 pessoas aqui é maravilhoso. Só temos a agradecer ao Glauber e a todos que fizeram acontecer esse encontro”, conta.

No final da missa, houve uma bonita apresentação com base na música “Batizados e enviados”, proposta pelas POM para esta jornada, e uma encenação sobre o chamado a participar da IAM. Em seguida, todos puderam partilhar os alimentos que trouxeram num delicioso lanche comunitário.

8º Plano de Pastoral

Anfitrião da jornada e das comemorações dos 176 anos da IAM, padre Cícero Soares da Silva Neto celebrou a missa propagando uma mensagem de fortalecimento dessa experiência missionária, ao fazer uma analogia com as prioridades do Sínodo Diocesano, que deu origem aos oito itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral.

“O próprio Sínodo Diocesano nos chama a vivermos uma igreja em estado permanente de missão, que é o projeto maior do Brasil. A nossa diocese e o sonho missionário de chegar a todos, existem todas indicações do 8º Plano de Pastoral. Essa seria a mensagem central. Ser missionária, não importa a idade, a escolaridade da criança. Ser instrumento de Jesus na vida um dos outros. Ser e estar em nome de Jesus Cristo”, sintetiza.

Desafios

Pe. Cícero, que além de pároco da ‘Guadalupe’, também é coordenador da Pastoral Presbiteral, entende que os desafios da Infância e Adolescência Missionária são proporcionais com as necessidades da igreja em anunciar Jesus Cristo a todos os povos e nações.

“O maior desafio ainda é a identificação com Jesus Cristo. O encontro com Ele. Por exemplo, aqui na missa temos esse desafio da linguagem numa missa com as crianças. Fazer essa interação. Precisamos falarmos e testemunharmos, principalmente, Jesus Cristo. Muitas pessoas podem perguntar, quem é esse Jesus? Temos que apresentá-lo para quem ainda não o conhece. Então, os desafios passam pela adesão, conhecimento, testemunho e o anúncio de Jesus Cristo. E a IAM tem esse carisma. Criança evangelizando criança”, ressalta.

História

Fundada 1843, em Paris (França), a “Santa Infância” (hoje, Infância e Adolescência Missionária) teve esse nome escolhido porque a característica da Obra seria justamente a infância dos países cristãos ajudando a infância dos países pobres de recursos humanos e pobres por não conhecer a pessoa de Jesus Cristo.

Atualmente, cerca de 50 mil crianças e adolescentes participam da obra em todo o Brasil.

Clique aqui e veja todas as fotos.

Fotos de Adriana, Carmen e Glauber