Participação das paróquias é fundamental na Semana de Oração pela Unidade Cristã

A Semana de Oração pela Unidade Cristã 2019 está chegando e acontecerá no período que antecede Pentecostes, entre os dias 2 e 9 de junho. E a Equipe Ecumênica de Diálogo Inter-religioso da Diocese de Santo André (Área Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação) tem intensificado os trabalhos de mobilização para que todas as 105 paróquias das sete cidades do Grande ABC participem e promovam atividades no início do próximo mês.

O encontro diocesano acontecerá no dia 6 de junho, às 20h, com a celebração ecumênica no Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, na Cúria Diocesana (Praça do Carmo, 36), no Centro andreense.

O assessor diocesano da Equipe Ecumênica e de Diálogo Inter-religioso, padre Renato Fernandez, conversou mais uma vez com a reportagem da Diocese de Santo André para explicar a importância do engajamento de todas as paróquias, no aprofundamento de ações na próxima semana. Confira:

1 – Como as paróquias podem aprofundar os trabalhos durante essa semana? Quais tipos de atividades?

Os grupos de rua, as CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e outros grupos poderão aprofundar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos fazendo os encontros que são indicados pelo livreto do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil). Este pode ser encomendado direto no Centro de Pastoral da Diocese de Santo André. Mais informações no telefone: 4469-2077.

2 –  Existem outros eventos agendados para a próxima semana, além da celebração ecumênica?

O único evento em nossa diocese será o Encontro já definido no calendário da equipe Ecumênica e de Diálogo Inter-religioso. Haverá encontros na Arquidiocese de São Paulo. Há uma agenda própria para essa semana desenvolvida pela Casa da Reconciliação. O responsável é o Cônego José Bizon. Mais informações no telefone: 3884-1544

3 – Qual a importância do engajamento das paróquias durante essa semana?

As paróquias devem se esforçar para esse diálogo ecumênico não somente na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, mas durante todo o ano. Devemos nos esforçar para cumprir o pedido de Jesus: “Que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em Ti”.