Valorizando a formação do povo, frei Décio toma posse na “Aparecidinha”

Querido pelo povo, bem-humorado e com bagagem para continuar o trabalho dos franciscanos na região, frei Décio Pires assumiu oficialmente na noite de domingo (26/05), como novo administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, conhecida popularmente como Aparecidinha, localizada no Parque Novo Oratório, em Santo André. Frei Décio, que atuava há um ano como vigário paroquial, sucede o frei Ismael Stangherlin e atende a solicitação do superior provincial da Ordem dos Frades Menores Conventuais.

De acordo com frei Décio, que completará quatro décadas de sacerdócio em 2020, o principal objetivo é prosseguir investindo na formação do povo. “A comunidade está caminhando muito bem. Tem todas as pastorais organizadas. Porque há quarenta anos, os frades vem estruturando e investindo em melhorias. Quero compartilhar minha bagagem com o pessoal e continuar esse trabalho de evangelização”, avalia frei Décio, que é mestre em teologia com especialização litúrgico-pastoral e pós-graduado em franciscanismo como ouvinte. A missa de posse foi celebrada pelo vigário judicial da Diocese de Santo André, padre Jean Rafael Eugênio Barros, e concelebrada pelos freis Diogo Luís Fuitem e Nestor Marin.

Longa caminhada

Frei Décio nasceu no dia 14 de abril de 1952, no município de Pouso Novo – hoje, município -, na cidade de Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul. De família católica, atuou como coroinha e se interessou pela vida religiosa desde a infância. Entrou no Seminário da Diocese de Toledo, ainda na adolescência. Após cinco anos, migrou para o Seminário Franciscano, em Curitiba, no Paraná, e dali foi fazer noviciado em 1975, no município de Caçapava, no estado de São Paulo, e o segundo ano de Filosofia, no Rio de Janeiro, já como frade.

Atuou ao lado do frei Luiz Favaron – conhecido por seu trabalho de décadas na Paróquia Santa Gemma Galgani, na Casa de Acolhida e na Cidade dos Meninos, em Santo André – na cidade paranaense de Guaíra, numa missão em prol da população mais carente e com agricultores nos acampamentos. Já ordenado, frei Décio chega na Diocese de Santo André no dia 11 de abril de 1980 para atuar durante dois anos nas paróquias Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Sonia Maria, em Mauá; Santa Gemma Galgani e Aparecidinha, ambas em Santo André, como vigário. Retorna para Guaíra, onde permanece por longo tempo. Entre os anos de 1997 e 2008, trabalha por dez anos na Basílica de São Francisco, na Itália. Retorna para atuar em paróquias do interior do estado do Paraná. Volta para o ABC como vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e atualmente assume como pároco.

Compromisso e serviço

Presidindo a posse, Pe. Jean destaca que o mais bonito na vida da Igreja é o senso de responsabilidade do amor que Deus dá a todos nós, na relação entre o sacerdote e a paróquia.

“Esse objetivo de lutarmos juntos pelo mesmo ideal que é Jesus Cristo. De poder ter Maria como mãe, aquela que nos acompanha, ainda que silenciosa, mas ajuda-nos a crescermos na fé. Então, é essa responsabilidade que nós, enquanto comunidade, queremos estar com frei Décio na responsabilidade da vida desta paróquia”, reforça.

Do Riacho Grande

A distância não impediu Gilmar Avelino Pires, 55 anos, e Benedita Pires, 52 anos, de prestigiarem a posse de frei Décio. O casal frequenta a comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus, da Paróquia São João Batista, no Riacho Grande, em São Bernardo, e fizeram questão de ‘viajar’ para apoiar e dar um abraço no amigo. “Ele é dinâmico. Sempre se mostrou uma pessoa criativa e agitada. A paróquia só tem a ganhar com isso. Será um bom pároco”, prevê o engenheiro aposentado.
“É um frei muito carismático. As homilias são verdadeiras catequeses”, reitera a administradora.

Paroquiana há uma década da Nossa Senhora Aparecida, Fernanda Brasil Moreira, 42 anos, esteve ao lado da filha, Julia Brasil Siqueira, 9 anos, que cursa catequese na ‘Aparecidinha’, para acompanhar o alegre franciscano que já conquistou os corações dos fiéis. “Ele já tem uma participação bem bacana com todo mundo. É uma pessoa alto astral e aberta ao diálogo”, ressalta a líder de grupo de produção.

Rito da posse

Após a leitura da provisão de posse feita pelo frei Nestor Marin, o novo administrador fez a profissão de fé. Em seguida, o sacerdote recebeu o Evangeliário das mãos de Pe. Jean, proferiu a renovação das promessas sacerdotais e foram entregues a ele, objetos como as chaves da igreja e do sacrário, a jarra com água batismal e a estola roxa. Após o juramento de fidelidade e assinatura dos documentos, frei Décio foi empossado oficialmente como administrador paroquial da ‘Aparecidinha’.

Fotos: Pascom Nossa Senhora Aparecida – Aparecidinha