Abertura da Semana de Inclusão “planta sementes” para uma Igreja acessível

Conscientizar as pessoas sobre a importância da inclusão e incentivar a acessibilidade em todas as igrejas da Diocese de Santo André. Com o lema “Portadores de uma inestimável riqueza humana”, a abertura da 1ª Semana Diocesana de Inclusão aconteceu na noite de segunda-feira (20/05), no Auditório Dom Jorge Marcos Oliveira, na Cúria Diocesana, no centro de Santo André. As palestras e atividades prosseguem nesta terça-feira (21/05) e vão até sexta-feira (24/05), sempre às 19h30. A entrada é gratuita e aberta para todos.

A iniciativa pioneira teve como tema inaugural a apresentação da atuação do Setor Inclusão, que surgiu como resposta à necessidade de reunir diversos trabalhos diocesanos que acontecem relacionados a pessoas com deficiência e acessibilidade, para um diálogo e trabalho em comunhão diocesana.

Neste sentido, a acolhida – presente como uma das prioridades do 8º Plano Diocesano de Pastoral – se torna fundamental na formação de uma diocese mais inclusiva e sensível, capaz de perceber a necessidade do outro e de aprender com ele para que a evangelização chegue a todos. Trata-se de perceber Jesus Cristo no irmão e, ao mesmo tempo, transmitir Sua presença acolhedora.

Objetivos

As propostas do Setor Inclusão visam fortalecer os trabalhos já existentes na área em toda a diocese; articular novos projetos que ofereçam uma melhor assistência aos trabalhos de evangelização; e a PCD sentir-se acolhida e plenamente integrada na comunidade, quer seja na catequese, liturgia, pastorais ou movimentos.

“É uma grande alegria ver a participação das pessoas de várias paróquias da diocese. Foi um dia de conscientização a respeito da inclusão das pessoas com deficiência, onde colocamos, sobretudo, que se nós queremos falar de inclusão na Igreja, devemos lembrar que a evangelização é para todos”, comenta o assessor diocesano do Setor Inclusão, Pe. Cláudio Pereira Santos, que foi o palestrante da abertura das atividades.

“Então, a pessoa com deficiência faz parte disso. E nós como bons católicos, devemos seguir o que Jesus fazia. Não deixar ninguém a margem, mas trazer todos para o centro, que é o lugar da experiência com Deus e do crescimento da fé”, ressalta.

Semente plantada

Da Paróquia São Vicente de Paulo, em Mauá, o comerciante Sandro Alex Bermudes, 50 anos, aprovou a atividade e disse que esse é um pontapé inicial para despertar a conscientização da sociedade sobre o tema. “Como o próprio Pe. Cláudio disse, não deveria haver ausência da inclusão em nossa sociedade. Espero que esse tipo de evento mobilize as pessoas para ajudar nesta luta diária de quem não vai a igreja em razão de não ter acessibilidade”, opina.

“Ainda é uma sementinha que começa a ser plantada. Acreditamos que a partir desta Semana de Inclusão, algumas paróquias começarão a debater e valorizar a importância do tema”, destaca a profissional de educação física, Juliana Bermudês, 29 anos.

Trabalhos realizados

Uma das coordenadoras do Setor Inclusão, Luiza Maria Tavares Jardim destaca o caráter missionário do movimento, com visitas e diálogo nas paróquias e as iniciativas que o grupo realiza em toda diocese. “Em nossas visitas e diálogos, constatamos muitas vezes que é preciso conscientizar as pessoas sobre o que é a inclusão. Não é apenas para uma pessoa, mas o grupo precisa de inclusão. É algo coletivo e que precisa da união de todos”, ressalta.

Um exemplo concreto realizado na Diocese de Santo André que desperta essa conscientização é o de que se tornou padrão em todas as celebrações, diocesanas ou paroquiais, que se reserve um banco ou mais, se houver necessidade, na primeira fila, próxima ao altar, para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

O Setor Inclusão também oferece cursos de Libras e Braille. Outras ações são o fortalecimento da Pastoral do Surdo, a missa diocesana com intérpretes, a formação litúrgica para pessoas com deficiência visual, além de conversas com cadeirantes e pais de autistas.

Conclusão

Inspirado no pensamento do Papa Francisco sobre o tema, o lema “Portadores de uma inestimável riqueza humana” revela que incluir deveria ser a meta principal de todo cristão, já que Nosso Senhor Jesus Cristo não rejeito a ninguém e sempre devolveu a dignidade àqueles que ficavam à beira do caminho pedindo solidariedade.

Refletir sobre a inclusão não é buscar ferramentas complexas e caras, mas em primeiro lugar buscar conhecimento para viver uma atitude mais inclusiva.

Para conhecer o trabalho, avisar sobre alguma demanda em determinada paróquia com portadores de deficiência e até mesmo participar do Setor Inclusão envie e-mail para setorinclusao@diocesesa.org.br ou ligue para o Centro de Pastoral: 4469-2077.

Programação

Os encontros continuam nesta terça (21/05) com o tema ‘Surdez, Deficiência Auditiva e Línguas de Sinais’; na quarta (22/05), a palestra será sobre ‘Deficiências Intelectuais e TEA (Transtorno do Espectro Autista)’; ‘Deficiências Visuais e Surdo-cegueira’ será o assunto da quinta (23/05 ); e o encerramento terá a temática ‘Deficiência Motora e Acessibilidade’ na sexta (24/05).

1ª Semana Diocesana da Inclusão

Dias: 21 a 24 de maio (terça a sexta)

Local: Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira – Edifício Santo André Apóstolo

Endereço: Praça do Carmo, 36 – Centro, em Santo André