Diocese de Santo André

Dom Cláudio Hummes: o legado na Diocese e a missão no Sínodo da Amazônia

No ano em que a Diocese de Santo André completa 65 anos, a Igreja Católica no Grande ABC recorda histórias de evangelização e lutas sociais na região

A Diocese de Santo André completa 65 anos de fundação no dia 22 de julho de 2019. Em mais de seis décadas são inúmeras histórias de evangelização, de pioneirismo em iniciativas e da luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

E nesse contexto não poderíamos deixar de falar de uma figura relevante nesta trajetória que contribuiu muito para o crescimento da Igreja Católica na região do Grande ABC e deixou um grande legado social pelo empenho pastoral e diálogo frequente, principalmente, com os marginalizados e excluídos.

Trata-se do cardeal Dom Cláudio Hummes, que foi bispo da Diocese de Santo André durante 21 anos, entre 1975 e 1996. E o pastor da Igreja sempre está à disposição de Cristo e do seu povo. Assim, o arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Repam (Rede Eclesial Pan-Amazônica) assume um novo desafio.

Nomeado pelo Papa Francisco no início de maio, Dom Cláudio será o relator geral para a Pan-Amazônia na Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos a ser realizada no Vaticano, em outubro deste ano. O tema do sínodo é “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

*

Legado na Diocese

Prestes a completar 28 anos de sacerdócio, Pe. Edmar Antônio de Jesus relembra a sua ordenação feita pela imposição das mãos de Dom Cláudio, no dia 8 de dezembro de 1991.

“Tive a oportunidade de conviver com Dom Cláudio, tanto ainda como leigo, depois também no Seminário e posteriormente sendo ordenado presbítero”, recorda o pároco da Igreja Santa Luzia e São Carlos Borromeu, em Santo André.

De acordo com o sacerdote, um dos pontos altos do episcopado de Dom Cláudio era sua atuação pelos direitos iguais para o povo e solidariedade em prol da população carente.

“Acompanhamos também a trajetória dele junto as situações de greves que eram recorrentes naquele tempo no Grande ABC – final da década de 1970 e início dos anos 80 – e nessas situações pudemos perceber a presença dele como pastor, diante de uma situação social agravante e gritante, que a Igreja então procurou se colocar junto aos marginalizados, através dessa presença atuante e marcante do nosso caríssimo Dom Cláudio Hummes”, destaca.

*

Pastorais sociais

Padre Nivaldo Lenzi, que completará 80 anos em julho, é um caso de vocação tardia. Após ficar viúvo em 1998, foi ordenado diácono permanente, em 2006, e presbítero, em 2008, pelo hoje bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, após aprovação do Conselho de Presbíteros da Diocese.

Ele recorda a época em que atuava como leigo no episcopado de Dom Cláudio. “Inclusive foi ele (Dom Cláudio) que me deu os ministérios da Palavra e da Comunhão que permaneci durante 26 anos na Paróquia Cristo Operário, (na Vila Linda, em Santo André). Participei com ele da Pastoral Familiar e me lembro perfeitamente das comunidades eclesiais de base, as CEBs, e do trabalho na Pastoral das Favelas. Tenho nele uma pessoa muito importante para a Igreja da região”, conta Pe. Nivaldo, que chegou ao Grande ABC na década de 1970, vindo com a família da cidade de Santa Fé do Sul, no interior do Estado de São Paulo. Ele atualmente serve na Igreja Matriz de Rio Grande da Serra – Paróquia São Sebastião.

*

Ação pioneira

Em entrevista concedida em fevereiro deste ano, Pe. Giuseppe Bortolatto relembrou do trabalho pioneiro na Pastoral da Carcerária, quando esteve à frente da Igreja Matriz andreense (1979 a 1983). “Assumi a missão a pedido do Dom Cláudio Hummes, bispo da Diocese Santo André, de 1975 a 1996, e foi uma experiência fantástica. A cadeia tinha virado a minha segunda casa”, relembra o padre que assumiu recentemente como reitor propedêutico do seminário Congregação dos Missionários de São Carlos, em Jundiaí.

Compartilhe:

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração