Diocese de Santo André

Nossa Senhora de Fátima

13 de maio é dia de festa em Fátima, Portugal. Dia em que se comemoram, se relembram e se meditam as aparições de nossa Mãe com o título de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.*

As aparições

A Virgem Maria apareceu seis vezes em Fátima, durante a Primeira Guerra Mundial aos pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco.

Nossa Senhora disse a Lúcia que apareceria durante 6 meses, sempre no dia 13, na mesma hora.

Maria revelou às crianças, na segunda aparição, que Francisco e Jacinta morreriam cedo e que Lúcia sobreviveria para dar testemunho das aparições.

Na terceira aparição, em 13 de julho, foi revelado o segredo de Fátima. Lúcia gritou de medo, chamou a Virgem pelo nome, houve um trovão e a visão terminou.

Em 13 de outubro, houve a sexta e última aparição e, diante de milhares de peregrinos, aconteceu o “Milagre do Sol”, os presentes viram o Sol tremer e a “dançar”.*

A morte das crianças e a vida de Lúcia

1918 foi terrível para a Europa. Neste ano, houve uma epidemia de gripe espanhola que matou cerca de 20 milhões de pessoas, dentre elas, os Pastorinhos Francisco e Jacinta, em 1919 e 1920, respectivamente.

Lúcia entrou para o Convento das Irmãs Doroteias.

Em 13 de junho de 1929, já na Espanha, no convento de Tuy, Lúcia teve outra experiência mística, vendo a Santíssima Trindade com a Virgem Maria, que lhe pediu que o Santo Padre juntamente com os bispos do mundo inteiro fizessem a consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração e prometeu salvar este país por este meio.

Foi só em 1930 que o Bispo de Leiria, em Portugal, proclamou autênticas as aparições de Fátima.*

Irmã Lúcia escreve o segredo de Fátima 18 anos após as aparições

Entre 1935 e 1941, Irmã Lúcia escreveu quatro memórias dos acontecimentos de Fátima, sob as ordens de seus superiores.

Na terceira memória ( publicada em 1941) escreveu as duas primeiras partes do segredo e explicou que havia uma terceira que o céu ainda não lhe permitia revelar.

Na quarta memória, acrescentou uma frase ao final da segunda parte do segredo: “Em Portugal, se conservará sempre o dogma da fé”.

Esta frase foi a base de muita especulação, disseram que a terceira parte do segredo se referia a uma grande apostasia.

Depois da publicação da terceira e quarta memórias, o mundo colocou a atenção no segredo de Fátima e nas três partes da mensagem, inclusive no pedido da Virgem para que a Rússia fosse consagrada ao seu Imaculado Coração, através do Papa e dos bispos do mundo.

No dia 31 de outubro de 1942, Pio XII consagrou não só a Rússia, mas também todo o mundo ao Imaculado Coração de Maria. O que faltou, entretanto, foi a participação dos bispos do mundo.

Em 1943, o Bispo de Leiria ordenou que Irmã Lúcia escrevesse o terceiro segredo de Fátima, mas ela não se sentia em liberdade de fazê-lo até 1944. Foi colocado em um envelope fechado no qual a Irmã Lúcia escreveu que não deveria ser aberto até 1960.*

Vários papas leram a terceira parte do segredo de Fátima

João XXIII e Paulo VI leram o segredo que havia sido mantido com o Bispo de Leiria até 1957, neste momento foi solicitado pela Congregação para a Doutrina da Fé.

Após o atentado que sofreu em 13 de maio de 1981, João Paulo II pediu o envelope que continha o segredo.

Depois de lê-lo, o santo Padre percebeu a ligação entre a tentativa de assassinato e Fátima: “Foi a mão de uma mãe que guiou a trajetória da bala”. João Paulo II, então, decidiu publicar o terceiro segredo no ano de 2000.*

Os segredos de Fátima

São 3 os segredos: a visão do inferno, a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria e o atentado ao Papa João Paulo II, agora Santo.

A bala que atingiu ao Santo Padre está hoje na coroa de Nossa Senhora de Fátima.

Quem produziu a coroa, quando recebeu o pedido para a bala ser posta nela, não via cabimento, porém, a bala coube perfeitamente em um buraquinho da coroa.

Que Nossa Senhora de Fátima interceda por todos nós hoje e sempre.

Amém!

Artigo desenvolvido por Taíse Palombo

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos