Diocese de Santo André

RCC: “Juventude em Chamas” prega união e vida fraterna na Diocese de Santo André

A Renovação Carismática Católica de São Paulo, por meio do Ministério Jovem (MJ), reuniu na terça-feira (30/04) jovens de todo estado para a Vigília “Juventude em Chamas”. A vigília aconteceu simultaneamente nas 42 dioceses de São Paulo. O tema central desta edição está no Evangelho de Lucas, capítulo 1, versículo 38, que diz “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra (Lc 1,38)”.
A Vigília “Juventude em Chamas” tem como objetivo clamar pelo Batismo no Espírito Santo sobre toda a juventude de nosso estado. Com momentos para adoração, louvor, pregação da Palavra e batismo no Espírito Santo, tem como meta propagar o amor incondicional do Pai, e levar os jovens a uma vida fraterna em comunidade.

Em nossa diocese, a Vigília acontece desde o ano de 2016, já foi acolhida por Santo André Centro, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra, e neste ano em Santo André Leste, na Paróquia São Geraldo Magela, cujo administrador paroquial Padre Marcos Vinicius, que celebrou a Missa de abertura alertando a juventude sobre a necessidade de “serem Santos nas pequenas coisas”, inclusive em nossa conduta. Contou com a participação de aproximadamente 400 jovens de diversas expressões juvenis, chamando a atenção para juventude voltar a viver a alegria do evangelho com autenticidade, jovens alegres, deixando de lado o entusiasmo passageiro.
*

História da Vigília

A moção para a Vigília “Juventude em Chamas” nasceu no estado de São Paulo em 2011, à época com o nome de “Dia D”, um dia de mobilização de oração com toda a juventude paulista. Naquele ano, o então coordenador estadual do MJ-SP, Fernando Gomes, convocou as dioceses a vivenciar a unidade por meio do dia de oração em homenagem ao Papa São João Paulo II. Naquela ocasião, as atividades foram realizadas no dia 1 de maio, dia da beatificação de São João Paulo II. Adriano Gonçalves, então coordenador do MJ da Diocese de Jundiaí, no ano seguinte, sentiu o desejo de transformar o Dia D em uma vigília diocesana. E a adesão foi surpreendente, conforme ele.  Adriano lembra que, na ocasião, um dos versículos proferidos foi a passagem do livro do profeta Ezequiel (cap. 37, vers, 10), que diz: “Proferi o oráculo que ele me havia ditado, e daí a pouco o espírito penetrou neles. Retornando à vida, eles se levantaram sobre seus pés: um grande, um imenso exército” (Ez 37,10). Para ele, foi “ali o Senhor começava levantar um grande, um imenso exército e viu-se o cumprimento desta palavra nos anos seguintes porque a cada ano que acontecia a vigília aumentava o numero de participantes”. Em 2013 a Vigília passa a se chamar “Juventude Em Chamas”, tendo como característica o clamor pela graça do Batismo no Espírito Santo e, uma vez que vivemos esta experiência, o Espírito acende a chama em nossos corações para uma vida nova e nos torna capazes de com seu poder anunciar a Cristo.
Após assumir a missão de coordenar o Ministério do Jovem do Estado de São Paulo e com o surgimento no Brasil da moção Nova Geração de Carismáticos, Adriano notou que esta nova geração necessitava estar convicta de sua identidade, viu-se a necessidade de fortalecer a unidade das dioceses, retomando o “Dia D” também no formato de Vigília. Em 2015, o coordenador levou esta proposta para o núcleo estadual, onde após o discernimento, ficou decidido que seria realizada a nível estadual, sob o nome de “Juventude em Chamas”. A implantação da vigília a nível estadual ocorreu em 2015. E, em 2016, pela segunda vez no Estado a vigília teve como tema: “É Ele que salva tua vida da morte e te coroa de bondade e de misericórdia” (Salmo 103,4), que ia de ao encontro com a moção do Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba