Diocese de Santo André

Renovação Carismática Católica foca na volta às raízes do Grupo de Oração

Um dia inteiro de pregações, louvores, reflexões, Batismo no Espírito Santo e integração de todos os doze ministérios da Renovação Carismática Católica. Assim aconteceu o 1º EDF (Encontro Diocesano de Formação) de 2019 que reuniu no domingo (05/05), cerca de 1,3 mil pessoas que integram os 180 grupos de oração de todas as sete cidades do Grande ABC, no evento realizado no Cenforpe (Centro de Formação de Profissionais de Educação de São Bernardo), no Bairro Planalto, em São Bernardo do Campo.

As atividades começaram durante a manhã com a pregação do presidente do Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica de São Paulo, Marcelo Marangon, que apresentou o direcionamento do movimento neste ano jubilar que a RCC completa 50 anos de existência.
“Não devemos trabalhar para Jesus esperando bênçãos, mas apenas por amor”, indica. O dirigente da RCC também reafirmou que o foco em 2019 é a retomada dos grupos de oração a sua estrutura primária, ou seja, um retorno às origens. “Porque ao longo do tempo foi se modificando, colocando várias coisas, inovando e se perdeu a essência. Então, estamos trabalhando para que o grupo de oração retome aquilo que é o seu verdadeiro chamado”, avalia a coordenadora diocesana da RCC, Vilma Marcelino Silva, sobre um dos pontos principais elencados na pregação de Marcelo Marangon.

*

Ministerialidade Orgânica

“Esse encontro também aborda a necessidade de trabalharmos a ministerialidade orgânica, onde todos os ministérios se encontram para um único objetivo, que é pensar tudo a partir do grupo de oração, porque é a alma da Renovação Carismática Católica e nosso olhar está inteiramente voltado para o grupo de oração neste ano”, complementa Vilma.
No período da tarde, o articulador estadual da Comissão para o Diálogo Ecumênico da RCC-SP, Huanderson Leite, promoveu a reflexão sobre o evangelho, valorizando a comunhão fraterna e a partilha dos carismas. “Num grupo de oração não pode faltar o Batismo no Espírito Santo. Precisamos ser celeiros de pessoas apaixonadas por Jesus”, frisa.
*

Resgate da essência

Do grupo de oração da Paróquia Santo Antônio, no Bairro Batistini, em São Bernardo, a pedagoga Daniela de Figueiredo Cardoso, 42 anos, acredita que é preciso retomar o sentido da existência da RCC.
“O que nós vimos na pregação do Marcelo Marangon, é uma volta às raízes, principalmente na questão do resgate do ciclo carismático e a vivência profunda do Batismo no Espírito Santo, que acabou sendo deixado um pouco de lado pelas inovações e esquecer da essência”, pontua.
*

Sentimento de pertença

Para o analista de prevenção de perdas, Elton Vicente Isaías de Andrade, 35 anos, o ponto mais importante do encontro é o entendimento do sentimento de pertença. “Quando somos pertença e sentimos o quanto o grupo de oração faz parte de nós, sentimos que fazemos as coisas por amor. Essa é a diferença que o Marcelo trouxe para nós, da renovação e inovação. Os grupos de oração precisam de renovação e não podem descaracterizar a atuação de forma alguma”, elucida o participante do grupo de oração ‘Filhos de Fátima’, na Capela Nossa Senhora de Fátima, na Região Santo André – Leste.
*

Primeira vez

A ajudante geral Cláudia Ferreira dos Santos, 43 anos, estreou no Encontro Diocesano de Formação e demonstrou muita emoção com o momento do Batismo no Espírito Santo. “Senti a vontade de colocar isso em prática. Gostei muito. É uma benção estar aqui”, reforça a integrante do grupo de oração na Quase Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ribeirão Pires.

O próximo EDF acontece no dia 28 de julho, também no Cenforpe.

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”