Diocese de Santo André

Celebração ecumênica prega justiça social e união com Cristo

Encontro na Cúria Diocesana integra a Semana de Oração pela Unidade Cristã, que prossegue até domingo, Dia de Pentecostes

Com mensagens pregando um mundo mais fraterno, com a igualdade de direitos e desafios na busca por uma sociedade com paz e justiça, a celebração ecumênica pela unidade dos cristãos ocorreu na noite desta quinta-feira (06/06), no Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, na Cúria Diocesana, no Centro andreense.

O evento faz parte da Semana de Oração pela Unidade Cristã, que acontece entre os dias 2 e 9 de junho, com o lema “Procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt 16, 11-20).

Com a presença de religiosos e leigos, o cântico inicial alegrou a todos para a entrada dos presidentes da celebração, o assessor diocesano da Equipe Ecumênica e de Diálogo Inter-religioso, padre Renato Fernandez, e o pastor da Igreja Luterana – Paróquia do ABCD, Alberi Neumann. A animação musical ficou por conta da Comunidade Shalom e do Coro da Igreja Luterana.

Antes do início da celebração, uma mensagem de Dom Pedro foi veiculada por vídeo. “O desejo de Deus é o desejo de todos aqueles que estão unidos a Ele pela graça. Promover a unidade. A unidade que faz de nós discípulos e discípulas. Um só Deus, um só batismo, um só Senhor, uma só fé. Que esse desejo de unidade que brota no coração de todos dos amigos de Jesus, seja também o desejo nosso”. O vigário episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery, e o assessor diocesano do Terço dos Homens, Pe. Flávio José dos Santos acompanharam o encontro.

*

A celebração

Após a saudação inicial e o canto de escuta, a proclamação da palavra com a Leitura 1 (Lc 4, 14-20) e reflexão do Pe. Renato trouxe a passagem onde Jesus encontra o livro com a seguinte mensagem “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção, para a anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

Em seguida foi realizada a Leitura 2 (Dt 16, 11-20) em que pastor Alberi comenta sobre o trecho do evangelho em que fala das três ocasiões em que todo homem israelita deverá apresentar-se na presença de Deus, no lugar que tiver escolhido para nele ser adorado “a Festa da Páscoa, a Festa da Colheita e a Festa das Barracas. Que ninguém vá sem levar alguma coisa para oferecer a Deus; porém, cada um deve fazer a sua oferta de acordo com as bênçãos que o Senhor, nosso Deus, lhe tiver dado”.

Depois da profissão de fé, das intercessões e da reza do Pai Nosso, os participantes se confraternizaram com a saudação da paz. A benção e o hino final encerraram a celebração.

“Foi muito bom estarmos juntos. Jesus é esse grande libertador. Ele quer nos ensinar a viver essa justiça, como nos pode a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. E quer também que vivamos unidos. Jesus é aquele que roga ao Pai. Pai que todos sejam um, assim como Eu e Ti somos um. Então, a união é com certeza, um desejo, um sonho de Jesus. Ele que roga ao Pai por cada um de nós”, conclama Renato Fernandez.

“Temos muito claro a mensagem aqui nesse encontro, de um Deus libertador. Nos liberta dos nossos preconceitos, das nossas visões, por vezes pequenas e nos chama para vivermos a inclusão. Qual óculos usamos para olharmos a vida? Que o nosso olhar seja da inclusão, da misericórdia, da justiça, do bem querer. Isso é um desafio para todos nós”, reflete Alberi Neumann.

*

Prática do ecumenismo

O casal Siegfried Kisser, 83 anos, e Iracema Timóteo de Oliveira, 71 anos, simboliza justamente essa união das religiões cristãs. Ela frequenta a Igreja Católica. Ele, a Igreja Luterana. Juntos há 27 anos, ambos retratam essa harmonia proposta pelo ecumenismo.

“Nasci numa família luterana. Estou torcendo para que sejamos vários membros num só corpo. Obrigado pela recepção e acolhida”, agradece Siegfried, que é pai do guitarrista Andreas Kisser, da renomada banda de heavy metal Sepultura.

“Frequentamos tanto a igreja luterana como a igreja católica. Na Semana Santa participamos de procissões. Um aceita a fé do outro e se respeita mutuamente”, complementa Iracema.

O economista Luis Claudio Blanco, 59 anos, considera que o ecumenismo tem uma grande importância no mundo de hoje. “Principalmente, na relação entre as pessoas. Ver que ninguém é diferente de ninguém. Todos somos iguais perante nosso Deus. E assim caminhamos juntos. Católicos, luteranos e outros que vierem juntos conosco”, avalia.

A Semana de Oração pela Unidade Cristã prossegue até o próximo domingo, quando é celebrado o Dia de Pentecostes.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO