Encontros apresentam subsídios para Semana da Família e Liderança Pastoral

Pastoral Familiar da Diocese de Santo André reuniu coordenadores e agentes para palestras no auditório da Cúria Diocesana

A Pastoral Familiar da Diocese de Santo André realizou nas noites dos dias 18 e 25 de junho, duas palestras como parte do Encontro Formativo para os agentes, coordenadores, participantes do Setor Família e coordenadores regionais diocesanos, no auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, no Centro andreense.

A primeira atividade teve como tema “Subsídios para a Hora da Família e Semana da Família” e foi proferida pelo palestrante Roberto Kanashiro. Já a segunda noite tratou da “Liderança Pastoral, Profissional e Familiar” com o palestrante Eduardo Ribeiro.

Semana da Família

Com o tema  “A família, como vai?”, a Semana Nacional da Família deste ano acontece entre os dias 11 e 17 de agosto, e quer indicar a necessidade da família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade.

Para adquirir o exemplar da ‘Hora da Família’ e participar das atividades da Pastoral Familiar entre em contato através do e-mail: pastoralfamiliar@diocesesa.org.br

Ações pioneiras

De acordo com a coordenadora diocesana da Pastoral Familiar, Claudenice Gomes Caliari, duas grandes iniciativas inéditas merecem destaques na mobilização e participação de todos os agentes pastorais.

O INAPAF (Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar), a escola da Comissão Nacional de Pastoral Familiar, que oferecerá um curso para formar agentes da Sub-região SP II (que engloba as Dioceses de Santo André, Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo Amaro, Santo André, Santos e São Miguel Paulista) da Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a ser realizado em duas fases: a primeira nos dias 29 e 30 de junho, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Curuçá, em Santo André; e a segunda, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, na Mitra Diocesana de Santo Amaro, na zona sul da capital paulista.

E no mês de agosto, como encerramento da Semana Nacional da Família, no dia 17 ocorrerá pela primeira vez o Simpósio Diocesano, com momentos preparados para todos do Setor Família e agentes da Pastoral Familiar, em local a ser definido.

“Essas ações visam dar grandes frutos para a formação que cada agente e cada um de nós precisamos. Não adianta só querer evangelizar e formar. Precisamos ser formados também. Acredito que a realização destes encontros são grandes vitórias para nossa Diocese”, sintetiza.

Desafios da pastoral

Segundo levantamento realizado no ano passado, junto às regiões pastorais, pouco mais de 50% das paróquias do Grande ABC tem a Pastoral Familiar organizada.

“Nosso grande desafio ainda é fazer com que a pastoral caminhe num passo único, em conjunto. Porque nem todas as paróquias assumiram esse papel de formar uma Pastoral Familiar. Esse grupo é muito perseverante. Somos felizes em apostar que os eventos durante o decorrer do ano colherão bons frutos para a Diocese e toda a pastoral”, analisa o assessor diocesano da Pastoral Familiar, padre Adenízio Leonardo Miranda.