Diocese de Santo André

Encontros apresentam subsídios para Semana da Família e Liderança Pastoral

Pastoral Familiar da Diocese de Santo André reuniu coordenadores e agentes para palestras no auditório da Cúria Diocesana

A Pastoral Familiar da Diocese de Santo André realizou nas noites dos dias 18 e 25 de junho, duas palestras como parte do Encontro Formativo para os agentes, coordenadores, participantes do Setor Família e coordenadores regionais diocesanos, no auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, no Centro andreense.

A primeira atividade teve como tema “Subsídios para a Hora da Família e Semana da Família” e foi proferida pelo palestrante Roberto Kanashiro. Já a segunda noite tratou da “Liderança Pastoral, Profissional e Familiar” com o palestrante Eduardo Ribeiro.

*

Semana da Família

Com o tema  “A família, como vai?”, a Semana Nacional da Família deste ano acontece entre os dias 11 e 17 de agosto, e quer indicar a necessidade da família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade.

Para adquirir o exemplar da ‘Hora da Família’ e participar das atividades da Pastoral Familiar entre em contato através do e-mail: pastoralfamiliar@diocesesa.org.br

*

Ações pioneiras

De acordo com a coordenadora diocesana da Pastoral Familiar, Claudenice Gomes Caliari, duas grandes iniciativas inéditas merecem destaques na mobilização e participação de todos os agentes pastorais.

O INAPAF (Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar), a escola da Comissão Nacional de Pastoral Familiar, que oferecerá um curso para formar agentes da Sub-região SP II (que engloba as Dioceses de Santo André, Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo Amaro, Santo André, Santos e São Miguel Paulista) da Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a ser realizado em duas fases: a primeira nos dias 29 e 30 de junho, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Curuçá, em Santo André; e a segunda, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, na Mitra Diocesana de Santo Amaro, na zona sul da capital paulista.

E no mês de agosto, como encerramento da Semana Nacional da Família, no dia 17 ocorrerá pela primeira vez o Simpósio Diocesano, com momentos preparados para todos do Setor Família e agentes da Pastoral Familiar, em local a ser definido.

“Essas ações visam dar grandes frutos para a formação que cada agente e cada um de nós precisamos. Não adianta só querer evangelizar e formar. Precisamos ser formados também. Acredito que a realização destes encontros são grandes vitórias para nossa Diocese”, sintetiza.

*

Desafios da pastoral

Segundo levantamento realizado no ano passado, junto às regiões pastorais, pouco mais de 50% das paróquias do Grande ABC tem a Pastoral Familiar organizada.

“Nosso grande desafio ainda é fazer com que a pastoral caminhe num passo único, em conjunto. Porque nem todas as paróquias assumiram esse papel de formar uma Pastoral Familiar. Esse grupo é muito perseverante. Somos felizes em apostar que os eventos durante o decorrer do ano colherão bons frutos para a Diocese e toda a pastoral”, analisa o assessor diocesano da Pastoral Familiar, padre Adenízio Leonardo Miranda.

 

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO