Casa que acolhe dependentes químicos e pessoas em situação de rua para restauração da vida cristã cumpre itinerários do 8º Plano de Pastoral
A Fraternidade Padre Pio está em festa! É que na manhã de domingo (26/05) foi celebrada a Missa em Ação de Graças pelos 132 anos do patrono da obra, o próprio Padre Pio de Pietrelcina (1887-1968), na Casa dos Anjos, no Riacho Grande, em São Bernardo.
A celebração foi presidida pelo vigário episcopal para Pastoral da Diocese de Santo André, padre Joel Nery, que destacou em sua homilia para os acolhidos e servos da comunidade: “Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês“, recordando a passagem do Evangelho de São João (15,12-17), lembrando da maneira que Deus nos ama e também como São Padre Pio deixou o seu legado, por meio do ministério sacerdotal.
Fundador da Fraternidade, Moisés dos Anjos agradeceu imensamente ao Pe. Joel pelo seu apoio e contribuição a esta obra de Deus.
*
8º Plano de Pastoral
Por ser uma casa de acolhida, a Fraternidade São Padre Pio pratica o 8º Plano Diocesano de Pastoral, por meio dos itinerários 1,2 e 3, que trazem ações voltadas à cultura e espiritualidade do acolhimento, por meio de orações comunitárias, da formação para uma vida com Jesus Cristo, e da conversão para o acolhimento com o fortalecimento das estruturas para bem acolher; além do itinerário 7, que trata das visitas missionárias.
A “Fraternidade São Pio de Pietrelcina – Casa de Alivio ao Sofrimento”, designada simplesmente “Comunidade Pe. Pio”, fundada em 18/04/2009, é uma associação civil, de cunho religioso, âmbito nacional e Utilidade Pública Federal, sem fins lucrativos, de caráter educacional, assistencial, beneficente e cultural, com prazo de duração indeterminado, com sede na Estrada da Xiboca n.12 – Riacho Grande, em São Bernardo
O carisma da casa é a Acolhida, porque acolher um ser humano é acolher uma promessa. A missão da Comunidade São Pio de Pietrelcina – Casa de Alivio ao Sofrimento é a concretização do carisma acolher, o qual dá a forma evangelizadora, que tem como fim a restauração cristã, firme e permanente da sociedade. As nossas ações e testemunhos são pilares das edificações do Reino de Deus na terra.
*
Sobre o patrono
Padre Pio de Pietrelcina nascido em Francesco Forgione, OFM Cap (Pietrelcina, 25 de maio de 1887 — San Giovanni Rotondo, 23 de setembro de 1968) foi um frade e sacerdote católico italiano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, elevado a santo pela Igreja Católica como São Padre Pio de Pietrelcina.
Foi, ainda em vida, alvo de uma veneração popular de grandes proporções, principalmente em razão de muitos carismas e dons espirituais que lhe são atribuídos: o dom da bilocação, o dom da levitação, das curas milagrosas, dos perfumes que exalava, entre outros.
Informações do missionário da Comunidade Pe. Pio, Rogério Melo