Dom Pedro destaca ardor missionário da Comunidade Sant’Ana de SBC

Entre abraços e sorrisos da acolhida com alegria em mais uma visita pastoral, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, celebrou missa na noite de quarta-feira (24/07), e também dialogou com os moradores da Comunidade Sant’Ana da Paróquia São Geraldo Magella, no Jardim Nascimento, em São Bernardo. A capela está localizada ao lado da Casa das Irmãs Filhas de São Francisco de Sales.
Conhecida como “Capela da Melhor Idade” pelo grande número de idosos que frequentam o local, o  ardor missionário e perseverança dos moradores do bairro, muitos deles que lutaram contra a ditadura nos anos 60/70, e vivenciaram a reabertura democrática na década de 1980, a comunidade construída há 25 anos é uma das mais antigas de São Bernardo e recebeu a presença de 80 pessoas que participaram da missa e aproveitaram para conhecer o bispo, dialogando sobre os desafios da evangelização e os rumos da sociedade.

Dom Pedro expressou gratidão com a recepção dos fiéis e das irmãs de São Francisco de Sales, abordou a evangelização nos tempos atuais e também reforçou a necessidade de o povo praticar os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, principalmente na ação permanente missionária e uma boa acolhida, tanto dentro igreja quanto no dia a dia.

Participação popular

Pároco da Paróquia São Geraldo Magella, Pe. Angelo Belloso destaca a importância das visitas pastorais do bispo, a fim de motivar as pessoas e aproximar a igreja do povo. “Aqui é uma comunidade bem pequena, mas que tem muita vida, muito participativa e engajada nas questões sociais pelas melhorias dos moradores dos bairros da região. E a presença de Dom Pedro fortalece esse trabalho de evangelização e organização para atingirmos os objetivos”, ressalta o sacerdote, que ainda destaca a participação das Irmãs Filhas de São Francisco de Sales como fundamental para a manutenção da comunidade.
Encontrar um local para a construção de nova capela, intensificar o atendimento aos doentes e carentes, além de continuar com o apoio da Congregação das Irmãs de São Francisco de Sales nos trabalhos comunitários são algumas das prioridades da Comunidade Sant’Ana.

A capela está localizada na Rua Júlio Piato, 59 – Jardim Nascimento, em São Bernardo. As missas são realizadas aos sábados, às 19h. Mais informações no telefone: 4337-6102.

História da comunidade

A história da comunidade Sant’Ana começa por volta de fevereiro 1983, com a organização do Clube de Mães, que funcionou até 2006. Conforme relata dona Hilda Neves, uma das coordenadoras comunitárias, cerca de 20 mulheres se uniram para realizar trabalhos de artesanato, bordados, pinturas e crochês. O tradicional bazar acontecia todos os anos, com a comercialização dos materiais a preços acessíveis para os moradores do bairro. A receita arrecadada ajudava nas necessidades da comunidade.

Com o apoio do Pe. Nicola Silvestri, que exerceu a função de pároco da São Geraldo Magella, e o consequente crescimento do Clube de Mães, as reuniões que ocorriam na casa de Hilda foram transferidas para um lugar maior, a garagem de dona Terezinha, a fim de acolher mais pessoas. Após quatro anos, dona Assunção cedeu gentilmente seu barraco para os encontros, que aconteciam nas tardes de quarta. Porém, a prefeitura solicitou que o barraco fosse demolido e, por ora, as mães ficariam sem um local para as atividades. Eis que, com muita luta e com a colaboração do coordenador da creche do Jardim Petrônio, Sr. José Levino, a prefeitura autorizou a construção de um salão numa viela. Com a quantia arrecadada dos materiais produzidos pelas mães, o espaço foi construído em mutirão, no ano de 1993, onde se realizam as reuniões da comunidade até os dias atuais.

Incentivado pelos padres Nicola e Leo Comissari (assassinado em 1998, aos 56 anos), as missas eram realizadas uma vez por mês nas casas das senhoras do Clube de Mães e nas praças públicas. Logo após, as celebrações aconteceriam na garagem da Família Neves. Em pouco tempo surgiu a ideia da construção de uma capela, utilizando o espaço do salão inaugurado. Em diálogo dos moradores e moradoras com os padres Nicola e Ângelo Cerotti, se definiu que a padroeira do local seria Santa Ana, homenageando a mãe do Pe. Angelo, as avós e também as senhoras, ficando conhecida como ‘Capela da Melhor Idade’.

Atualmente, o local tem capacidade para acolher 70 pessoas. Porém, algumas festividades acontecem na rua.

Datas importantes

A primeira celebração eucarística para inauguração da capela ocorreu no dia 5 de março de 1994. No dia 26 de julho do mesmo ano foi realizada a primeira festa de Santa Ana, com grande participação popular. Atualmente, as comunidades da Paróquia São Geraldo Magella se reúnem no dia da padroeira para celebrar a data da padroeira.
No ano de 2005 foi realizado o primeiro batismo na capela e a primeira criança batizada, com nome de Mariana, é uma homenagem a Maria, mãe de Jesus, e Santa Ana. Já a Primeira Comunhão da comunidade foi realizada em 2008, com a participação de 12 crianças.