Em peregrinação, imagem de Nossa Senhora de Fátima deixa marca na Diocese

Paróquia Sagrado Coração de Jesus acolheu ícone no último fim de semana de junho; imagem percorreu diversas cidades do país, em atividades nas igrejas, hospitais e casas

Vinda de Portugal para o Brasil, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima passou pela Diocese de Santo André no último fim de semana de junho. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus acolheu o ícone durante os dias 28 (sexta) e 29 (sábado).

A imagem chegou a São Paulo no dia 1º de maio de 2019, sendo levada para diferentes paróquias e espaços sociais. A imagem peregrina também passou por outras cidades do país, antes de chegar em Santo André.

A peregrinação é feita por uma das 13 imagens que percorrerão três continentes, em 16 viagens, ao longo deste ano.

Na Sagrado Coração de Jesus, as atividades começaram na sexta com a Missa Solene, que recepcionou a imagem, seguida do Ato de Consagração a Nossa Senhora, da oração do Angelus, do Ofício a Imaculada, da Missa Solene na Forma Extraordinária, da Noite de Louvor em honra a Nossa Senhora com a Comunidade Colo de Deus.

Durante a madrugada, os fiéis participaram das orações das Mil Ave-Marias e uma série pelos jovens, sacerdotes, famílias, enfermos e crianças, que já ocupava a manhã de sábado, com o Santo Terço pelos desempregados, a Santa Missa em honra a Nossa Senhora e a despedida da imagem durante a tarde. As confissões ocorreram durante todo o período em que a imagem peregrina esteve na igreja.

Tradição da imagem peregrina

A origem da peregrinação com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima foi proposta no ano de 1945 por um pároco de Berlim, após o fim da 2ª Guerra Mundial. A ideia era que ela percorresse todas as capitais episcopais europeias até a fronteira com a Rússia, em busca de paz e conciliação.

A imagem peregrina de Fátima foi feita de acordo com as indicações da Irmã Lúcia e coroada solenemente pelo Arcebispo de Évora, no dia 13 de Maio de 1947. Desde então, a imagem percorre o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.

Sua primeira visita ao Brasil aconteceu no ano de 1953.