Alinhados com as orientações do 8º plano Diocesano de Pastoral, cerca de 80 catequistas de pais e padrinhos do batismo participaram na manhã de domingo (14/07), do 2º Encontro Regional Ampliado 2019 com o tema “A importância e missão na Igreja”, realizado no salão paroquial da Paróquia São Judas Tadeu, no Bairro Campestre, em Santo André.
A atividade reuniu as três regiões pastorais da cidade andreense: Centro, Utinga e Leste. No mês de abril, a iniciativa já havia contemplado cinco regiões: São Bernardo – Centro; São Bernardo – Rudge Ramos; São Bernardo – Anchieta; Diadema e São Caetano do Sul.
A Catequese com Pais e Padrinhos continua com as formações regionais em agosto, com o mesmo tema e palestrante, visando a motivação destes para o acolhimento e missão em suas paróquias. O próximo encontro acontece no dia 10 de agosto, na Região Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra; e o último no dia 18 de agosto, na Região Mauá, fechando o ciclo de formação em todas as regiões.
O objetivo da manhã de formação e espiritualidade é também aprofundar, principalmente o itinerário 2 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, com os desafios de “Ser uma Igreja que fortaleça a Cultura da Espiritualidade do Acolhimento em permanente Ação Missionária”, propostos a partir da Constituição Sinodal, que completou um ano no último dia 6 de abril.
Esse trajeto a ser percorrido em nossa diocese fala da formação para o discipulado com o objetivo de proporcionar um Itinerário de vivência com Jesus, sendo fundamental para atuação evangelizadora dos catequistas no relacionamento com os pais e padrinhos do batismo.
#
Abertura e história
Após o café e acolhida, os padres anfitriões, pároco Pe. Ademir Santos de Oliveira e vigário paroquial Pe. José Ailton Teixeira, fizeram uma oração para preparar espiritualmente os participantes ao encontro, que teve momentos musicais e de louvor.
Em seguida, o casal coordenador da Região SBC – Anchieta, Marina Cortes Cavalcante e Antonio Fonseca Cavalcante, apresentou o histórico da Diocese de Santo André, que completará 65 anos no próximo dia 22 de julho.
A Diocese de Santo André foi criada pelo Papa Pio XII em 22 de julho de 1954, momento em que foi, totalmente, desmembrada da Arquidiocese de São Paulo. Sua instalação e posse do primeiro bispo, Dom Jorge Marcos de Oliveira, aconteceu em 12 de setembro de 1954, na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo. O padroeiro da Diocese é o Apóstolo Santo André, e da Igreja Catedral, Nossa Senhora do Carmo.
#
Comprometimento
Assim como no primeiro encontro regional, o palestrante César Fialho abordou o tema “Catequista do Batismo – A importância e missão na Igreja”, em que provocou uma reflexão aos participantes sobre como estão sendo realizados os trabalhos e com quais propósitos os catequistas atuam em suas respectivas paróquias.
De acordo com o professor e psicólogo, o serviço deve ser realizado com conhecimento, habilidade e atitude. “Precisamos definir os propósitos da nossa vida e estar sempre em contato com a palavra de Deus para evangelizar respeitando sempre os companheiros da equipe com gratidão e sem egoísmo”, enfatiza.
Para isso acontecer, de fato, César destaca que é necessário o comprometimento, e não apenas o envolvimento com o trabalho de evangelização. “Pois o Batismo é a primeira porta de entrada para a participação no mistério do Senhor e marca o início de um processo de identificação com Cristo”, emenda.
#
Chamado de Deus
O seminarista Eduardo Barbosa, que está trabalhando na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, fez uma reflexão do evangelho (Atos 8, 26-40) – Filipe e o eunuco etíope. Essa passagem nos mostra como deve ser um catequista, que atende o chamado de Deus e vai ao encontro daqueles que o procuram.
Falou da importância de prepararmos nossos ambientes e acolhermos verdadeiramente os pais e padrinhos que querem o Batismo para seus filhos e afilhados e vão participar do mistério.
“O catequista precisa estar intimamente ligado à Palavra de Deus. É Ela que vai despertar nas pessoas um verdadeiro encontro com Cristo”, elucida.
Antes do encerramento, o assessor diocesano da Catequese de Pais e Padrinhos, Pe. Odair Gonçalves Bezerra, fez a oração final e destacou a importância deste momento de espiritualidade e formação para os participantes.
“Que essa manhã e as reflexões apresentadas aqui possam contribuir, de fato, e motivá-los para uma vida em Cristo, reproduzindo os ensinamentos de Jesus para o povo de Deus”, projeta.
#
Motivação e missão
Para o casal anfitrião, que coordena os trabalhos na Paróquia São Judas Tadeu, a representante comercial Magda Zaccari G Leis, 43 anos, e o vendedor Alessandri G Leis, 43 anos, foi uma grande alegria receber o encontro com os Catequistas com Pais e Padrinhos. Ambos acreditamo que as formações são essenciais para o crescimento daqueles que se dispõe a trabalharem em prol do povo de Deus.
“Os temas foram atuais, palestrantes de ótimo nível, interagiram e despertaram o interesse de todos, que saíram desta formação de domingo bastante satisfeitos. É sempre muito bom também rever os irmãos e compartilhar das nossas experiências dentro da Pastoral”, resume o casal.
Na mesma linha, Eliane Castilho Cunha Martinez e José Carlos Serrano Martinez, casal que coordena a Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo da Diocese de Santo André, destacam que o encontro foi muito positivo, pois os palestrantes motivaram todos os catequistas mostrando a todos e a todas que são membros de uma só Igreja Particular de Santo André.
“A equipe de coordenadores regionais foi muito proativa preparando um ambiente bonito e acolhedor. A reflexão sobre o tema do encontro trabalhou a motivação dos catequistas, ressaltando que todos somos importantes, e que precisamos estar bem para nos comprometermos com o trabalho de nossa Igreja”, ressalta o casal.
Catequistas de pais e padrinhos na Paróquia Santa Maria Goretti, os experientes Álvaro Gontijo Barbosa de Souza, 77 anos, que participa há 50 anos da igreja localizada na Região Utinga, e Moacir Valentim Borciolli, que completará 80 anos neste ano e participa há duas décadas no mesmo local, destacam a contribuição desta atividade para atuação nas comunidades.
“É muito importante receber essas informações e estar preparado para transmitir aos pais e padrinhos”, frisa Álvaro. “A questão é trazer as pessoas para Deus. Importante não é falar apenas, é estar com Deus. Esse é o nosso objetivo dentro da nossa igreja”, analisa Moacir.
#
Próximas agendas
Além dos próximos encontros regionais ampliados de Formação para Catequistas do Batismo , que acontecerão nos dias 10 de agosto (Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) e 18 de agosto (Mauá), o Encontro Diocesano de Catequistas de Pais e Padrinhos do Batismo com a presença do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini ocorrerá no dia 29 de setembro, na Igreja Matriz de São Bernardo – Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem, na região central.
Antes do encerramento do ano, a Assembleia Diocesana com os setores da Catequese de Iniciação à Vida Cristã – catequistas de crianças, jovens, adultos e pais e padrinhos – acontecerá no dia 23 de novembro, também na Igreja Matriz de São Bernardo.