Diocese de Santo André

Diocese comemora Dia de Nossa Senhora do Carmo nesta terça (16)

Celebrada pela 1ª vez no final do século XIV, na Inglaterra, a festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo acontece todo dia 16 de julho e a Diocese de Santo André comemora a padroeira da Igreja Mãe com missa e procissão nesta terça-feira (16/07), às 19h, na Catedral N. Sra. do Carmo. O bispo Dom Pedro presidirá a celebração e abençoará os escapulários que serão entregues aos fiéis.

Mais cinco celebrações acontecem durante o dia: 7h, 9h30, 12h e 15h, 17h, todas com a benção e imposição do escapulário. Barracas com o bolo da padroeira, salgados, doces e bebidas estarão à disposição dos fiéis e devotos na Praça do Carmo. Iniciada em 7 de julho, a novena se encerra nesta segunda (15/07), às 15h, na missa com benção dos idosos e saúde, na Catedral.

Desde o século XV, a devoção a Nossa Senhora do Carmo está centrada em seu escapulário – simbolizando fé e proteção -, que segundo a tradição, no século XIII, um frade carmelita inglês Simão Stock recebeu um escapulário de Maria, que apareceu numa visão.

E a história da Catedral tem suas raízes em 1912, quando a colônia italiana revela o desejo de erguer um templo em honra de Nossa Senhora do Carmo. Um terreno foi doado e a pedra fundamental lançada em 29 de junho de 1919. Em 22 de agosto de 1958 foi feita a Consagração a Deus (Dedicação) da Igreja Catedral, lugar sagrado para o culto divino e celebração dos sacramentos.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral