Diocese de Santo André

Nota sobre a violência-Tragédia no presídio regional de Altamira

Considerando a tragédia acontecida no presídio Regional de Altamira, no dia 29 de julho, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Norte 2 e a Arquidiocese de Belém vem a público manifestar repúdio à toda e qualquer forma de violência e desrespeito à dignidade humana.

O evento, lamentavelmente, não está isolado e é mais um grito clamoroso acusando a ineficiente gestão dos presídios brasileiros caracterizada por fugas, rebeliões, tensão, ociosidade, péssimas estruturas, superlotação e negligência pedagógica.

Repudiamos a “cultura do encarceramento em massa”, bem como, a “ideologia da repressão” em vez da promoção da “cultura preventiva” dentro e fora dos presídios.

Por outro lado, bem sabemos, a cultura repressiva não tem consistência para, de forma isolada, dar resposta à gravidade e amplitude das causas da violência, que são múltiplas e profundas.

Reiteramos a necessidade da promoção de políticas públicas integradas e a urgência da promoção da preventividade, sobretudo, por meio de programas sociais voltados para o apoio à família, infância e juventude.

Inspirados nas atitudes de Jesus Cristo, que tratou a todos com o máximo respeito, renovamos o nosso compromisso de presença diferenciada nas unidades prisionais através da Pastoral Carcerária.

A promoção da justiça não combina com a violência. Por isso, Deus não deseja a morte do pecador, mas sim que ele se converta e viva (cf. Ez 18, 23). Para isso precisamos de um Sistema Penal à altura da dignidade humana para que a mais profunda remissão aconteça na mente e no coração de cada detento.

É preciso que continuemos a sonhar por mudanças como nos pede a Palavra de Deus: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito” (Rm 12, 2).

Que o sangue derramado nos presídios seja semente de um sistema penal mais humano e coerente com a dignidade da pessoa humana!

 

A todos chegue a nossa bênção de paz.

 

Dom Bernardo Johannes Bahlmann

Bispo da Diocese de Óbidos – PA

Presidente da CNBB Norte 2

 

Dom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Vice-Presidente da CNBB Norte 2

 

Dom Irineu Roman

Bispo Auxiliar de Belém do Pará

Secretário da CNBB Norte 2

 

Dom Antônio de Assis Ribeiro

Bispo Auxiliar de Belém do Pará

 

Fonte: CNBB Norte 2

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO