Curso inicia aprendizado sobre primeiros socorros e ações emergenciais

Iniciativa pioneira na Diocese de Santo André, o Projeto Samaritanos teve início na manhã de sábado (03/08) com a apresentação do curso com foco nas medidas de segurança e atuação nos primeiros socorros aos fiéis das 105 paróquias das sete cidades do ABC Paulista.

A primeira rodada da ação reuniu dez representantes de paróquias das regiões Santo André – Centro, Diadema e São Caetano. A ação atende ao itinerário 3 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que tem por objetivo fortalecer as estruturas de acolhimento nas comunidades, por meio da qualificação dos membros das paróquias para as questões de segurança e situações de emergência.

Com apoio da Pastoral da Acolhida, a iniciativa percorrerá as dez regiões pastorais para oferecer formação em todas as igrejas da diocese até o dia 30 de novembro deste ano.

Para participar do curso, cada paróquia deverá informar o nome completo, RG, telefone e e-mail dos dez membros ao Centro de Pastoral, com uma semana de antecedência à realização do curso (veja o quadro abaixo com as datas em cada igreja das dez regiões). Para fazer as inscrições ligue no telefone 4469-2077 ou envie e-mail para centropastoral@diocesesa.org.br .

A formação

Na Região Santo André – Centro, a Paróquia Santo Antônio, localizada na Vila Alpina, acolheu os representantes anfitriões e das igrejas Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Fátima, São Judas Tadeu.

Responsável pela formação de quatro horas, o técnico de segurança do trabalho e bombeiro profissional civil, Luiz Espínola Martins, 37 anos, explica que o curso tem por objetivo capacitar pessoas, a fim de conseguirem detectar condições e situações adversas que possam vir a proporcionar alguma condição insegura ou situação de emergência.

“Para assim, garantir a integridade física em situações onde necessitem aplicar condutas de primeiros socorros e conseguirem tomar decisões em situações que venham necessitar uma evacuação da planta e combaterem um princípio de incêndio”, aponta.

Segundo o profissional, que também é formado técnico de enfermagem do trabalho e alpinista industrial, a importância da formação para as pessoas que atuam nas paróquias “é saber que conseguirão compreender que, a acolhida não se limita apenas em receber o munícipe e sim, proporcionar a todos, a segurança e garantia de seu bem estar na casa do Senhor”.

Avaliações

Para a secretária da Paróquia Nossa Senhora das Dores, Anilda Marques dos Reis Jóia, 57 anos, o curso foi completo, didático e bem estruturado mantendo a dinâmica sempre ativa durante os pontos.

“Foram abordados pontos importantes para um primeiro atendimento em comunidades com número maior de idosos, onde a nossa atenção é redobrada em relação à saúde de cada um”, avisa.

Segundo ela, destaques para “a manobra de Heimelich, desde o socorro a adultos quanto para crianças, e sobre a brigada de incêndio, onde nos passou uma noção melhor de evacuação de pessoas, manuseio dos extintores e observação em placas de sinalização nos salões e paróquias”, elenca.

Técnico em telecomunicações, Vanderlei Martins de Campos, 50 anos, foi um dos representantes da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. “Eu gostei muito do curso. Para mim tudo foi importante. A parte dos extintores muito boa e o jeito que o instrutor Luiz explicou cada parte do curso facilitou o entendimento de todos”, disse.

Já o engenheiro civil Marcos Bukenis, 40 anos, acredita que o Projeto Samaritano qualifica e alerta sobre a importância de ações preventivas nas igrejas e nas comunidades.

“Através do curso tomamos consciência de rápida propagação do incêndio e do uso correto dos equipamentos de combate ao incêndio. Com as técnicas de primeiro socorro aprendemos a manter sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro. Feliz aquele que compartilha o conhecimento”, ratifica o paroquiano da Santo Antônio, ao elogiar a apresentação do voluntário Luiz.

Cronograma

De acordo com a instrução técnica nº 17 /2019, as instituições religiosas fazem parte do grupo F2, que exige a formação básica como composição mínima da brigada de incêndio. O tempo de duração para formação básica deve ser de 4 horas, por isso o curso foi organizado aos sábados, das 8h às 12h.

A equipe voluntária de bombeiros, técnicos de segurança do trabalho e técnico de enfermagem do trabalho (Luiz Espínola Martins, Tenente Carneiro e Eduardo Cruz Belarmino) ministrará o curso para dez representantes de cada paróquia, que serão indicados pelos párocos, com a finalidade de conscientizar e preparar leigos, religiosos e padres para atuarem nos combates a incêndio e prestarem os primeiros socorros, com foco na preservação da vida, do meio ambiente e do patrimônio. Os participantes receberão certificados com validade legal de um ano.

Quem pode participar

Os participantes deverão possuir boa condição física e boa saúde, bom conhecimento da edificação e das instalações, ser maior de 18 anos e alfabetizado.

Sugere-se que os participantes sejam funcionários que estarão na igreja em período integral e membros da liturgia, acolhida e outras pastorais que estejam presentes nos diversos horários de missa.

Conteúdo

O curso terá a parte teórica e prática com os objetivos de preparar as pessoas para atuarem em situações de princípio de incêndio, operando equipamentos de combate a incêndios e auxiliando no plano de abandono; na atuação em situações de emergência à saúde, agindo pelos primeiros socorros, garantindo a sobrevida humana; além das exigências legais, de acordo com decreto estadual 63.911/2018 e o AVCB.