Caminhada promove cultura da paz e pede mais amor na sociedade

Organizada pela Região Santo André – Leste, uma das dez regiões pastorais da Diocese de Santo André, a Caminhada da Paz aconteceu na tarde de domingo (04/08) com a presença de cerca de 200 pessoas, entre jovens e famílias que se reuniram para pedir um mundo sem violência e mais amor ao próximo. Baseado no lema de São Francisco de Assis: “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz”, a iniciativa percorreu os bairros Vila Mazzei, Jardim do Estádio e Vila Linda, na cidade andreense.

Cantos e louvores foram entoados a Jesus Cristo, além de discursos por menos divisão e mais união, entre os intervalos que ocorreram durante o trajeto. Por uma sociedade pacífica, coincidentemente a parada na Paróquia Nossa Senhora da Paz, no Jardim do Estádio, reforçou o momento propício para oração e reflexão sobre o exercício da solidariedade aos pobres e injustiçados. “O mais importante é levar a mensagem do evangelho de Jesus Cristo. Nós sabemos que a sociedade que vivemos é marcada boa parte pela cultura do ódio e da não reconciliação. E nós, enquanto cristãos, somos chamados a promover a cultura da paz, do encontro e do perdão”, avalia o padre Alessandre Benedito, pároco da Igreja Mãe de Deus e dos Órfãos e um dos organizadores da atividade. O itinerário foi finalizado com uma peça teatral e a Santa Missa na Paróquia Cristo Operário, na Vila Linda.

Mensagens dos jovens

Da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, localizada no Jardim Riviera, a estudante Maria Clara Fernandes, 15 anos, acredita que eventos como esse simbolizam a unidade entre jovens e famílias de diversas paróquias. “Temos representantes das 11 paróquias aqui. Isso mostra a importância da realização dessas atividades que a Diocese proporciona para aproximar mais as pessoas de Cristo e trazer uma mensagem de paz”, avalia. Jovens da Paróquia Cristo Operário, que foi palco do encerramento da caminhada, o mecânico industrial Caio Martins de Souza, 17 anos, e a estudante Letícia Alcântara, 14 anos, comentam que o objetivo dessas iniciativas é praticá-las no dia a dia. “A ação não deve ser somente em orações, mas colocar em prática pequenos gestos, como dar esmola a um morador de rua, um abraço numa pessoa que está triste. É um caminho para levarmos a paz”, sintetiza Caio. “Perceber as coisas ao nosso redor e a relação com as pessoas. Necessitamos de mais amor em nossos corações, no diálogo com a família, amigos e as pessoas que convivemos. Enfim, divulgar os ensinamentos de Jesus”, complementa Letícia. Já o estudante Leandro Marques Gonçalves, 19 anos, veio da capital paulista para participar da caminhada. Ele frequenta a Paróquia São Paulo Apóstolo, do Jardim IV Centenário. “Esse tipo de evento tem um efeito principalmente na união das famílias, porque hoje estamos vivendo uma divisão muito grande no país. E esperamos atingir as famílias que estão separadas e atrair os jovens para o caminho certo”, destaca.

Retiro da Juventude

Boa parte dos jovens que integraram a Caminhada da Paz estiveram reunidos no Retiro da Juventude da Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos, que aconteceu no último fim de semana, na casa das Irmãs Beneditinas. O vigário paroquial, Pe.Aluísio da Silva, esteve presente no encontro. “Esse retiro preparou os jovens para a caminhada, com muita espiritualidade e perseverança por um mundo melhor para todos”, comenta Fagner Santos, um dos organizadores das atividades.