Padre Hamilton é o novo reitor do Seminário de Filosofia

Posse aconteceu na tarde de sexta-feira (23/08) em missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Pedro, com as presenças de seminaristas e fiéis, em Diadema

Assumindo nova missão na Diocese de Santo André, Pe. Hamilton Gomes do Nascimento tomou posse na tarde de sexta-feira (23/08), como reitor do Seminário de Filosofia, durante missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Capela São Camilo de Léllis, em Diadema.

Além dos reitores de Teologia, Pe. José Aparecido Cassiano, e Propedêutico, Pe. Vagner Franzini, seminaristas das três casas (Filosofia, Teologia e Propedêutico) e fiéis das comunidades da Paróquia Cristo Rei prestigiaram esse momento especial para o sacerdote, que também foi acolhido recentemente como pároco da igreja localizada no Parque Real, na cidade diademense.

“Agora o desafio é fazer o que o evangelho pediu. Todos nós largamos muitas coisas para buscar a pérola preciosa. A nós, formadores, temos uma missão de permitir que aquele tesouro, de fato, seja desenterrado. Considero os seminaristas tesouros, cada um do seu jeito e com suas capacidades. Permitir que vocês possam crescer com a dignidade que Deus quer que vocês tenham. Contem comigo no que precisarem”, salienta Pe. Hamilton, que sucede Pe. Dayvid da Silva na função.

Duas histórias

Após os agradecimentos, o presbítero contou duas histórias importantes que representam o momento.

“A primeira delas é essa casula que foi feita para o Jubileu de Ouro da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Curuçá, em Santo André. Foi entregue no dia 26 de maio de 2010. Eu fazia pastoral lá. E o padre, que era meu pároco de pastoral, me deu essa casula. Guardei-a durante todo esse tempo e olhava para ela. Será que um dia irei usá-la? Porque estou achando que não chegarei lá. E eu cheguei”, relembra.

Pe. Hamilton também recordou que todas as suas posses foram realizadas em datas simbólicas.”Coincidentemente, a Igreja se reveste de branco para celebrar Santa Rosa de Lima. E eu queria entender com ela o que quer comigo neste serviço”.

A outra história se refere a questão da simplicidade. “Como disse o bispo, para essa função são chamados os melhores padres. Isso é estranho para mim, porque não me considero. Mas acho bonito dizer, particularmente para os seminaristas, hoje estou sendo dificilmente catalogado nesta categoria. Porém, aquela frase que se diz ‘os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos’ é verdadeira”, ressalta.

Vida de serviço

Após participar de formação com os seminaristas durante o dia, Dom Pedro disse que Deus capacita os escolhidos, de acordo com a vocação de cada um. “Rezem pelo Pe. Hamilton. Ele está a serviço desta comunidade paroquial e da formação dos futuros padres, que são os filhos da Diocese. É uma missão desafiadora. Então, o bispo tem que escolher os melhores padres para essa função“, elucida.