Diocese de Santo André

Em setembro, viva uma aventura espiritual!

O tema da CNBB para o mês da bíblia deste ano é a Primeira Carta de João, com destaque para o lema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19).

Pensando nisso, trazemos algumas curiosidades sobre este livro e uma sugestão para bem viver este mês.

Vamos então viver uma aventura espiritual juntos, meditando a cada dia um trecho da primeira carta de João, como um diário espiritual. Será postado em nossas mídias o trecho do dia.  Fazer o diário espiritual é muito simples. À primeira vista, pode parecer que ele não vai produzir nenhum fruto. Mas, quando posto em prática na vida cotidiana, esse trabalho mostra trazer em si uma incalculável riqueza. O segredo do diário está em ser diário: todos os dias. Lançamos a você o desafio de fazer o seu diário espiritual. E, aqui, explicamos com detalhes as dicas da boa realização do seu diário, para que tudo fique bem claro.

Como fazer?

Use um caderno, caderneta ou agenda.
Reserve uma folha em branco para cada dia;
No alto de cada página, coloque a data do trabalho: dia da semana, mês e ano;
Depois, desenvolva de sua maneira pessoal, considerando os itens a seguir:

  1. Promessas de Deus

No trecho que você ler a cada dia, é bem capaz que você encontre promessas de Deus. É muito fácil identificá-las: são coisas que Deus promete. A Bíblia está repleta de promessas de Deus. Podemos confiar nestas promessas, podemos correr riscos por elas: Deus não falha! Por isso, vale a pena conhecer as promessas que Ele nos faz. E, o que é mais importante, devemos gravá-las em nossa mente e em nosso coração. Assim, anote diariamente as promessas de Deus que você vai encontrando na leitura. 

  1. Ordens de Deus a serem obedecidas

Deus, que é Pai, tem prescrições para nortear a nossa vida. Ele manda, prescreve, proíbe, ordena; tudo para nos conduzir como filhos muito amados. Seguir seus mandamentos, obedecer-lhe as ordens, é o segredo da vida. É do nosso interesse, portanto, conhecer e guardar as ordens que Deus nos dá. Sempre que você encontrar uma ordem de Deus, anote-a cuidadosamente. É bem simples distingui-las. Em geral, o verbo no imperativo “dai”, “fazei”, “ide”, “buscai”, “recebei”, “perdoai”, “sede”, é um sinal de ordem.

  1. Princípios Eternos

Neste mundo, tudo é regido por leis: os astros, a eletricidade, o corpo humano, etc.; As leis são princípios imutáveis que determinam o modo de ser de cada uma dessas coisas; O Reino de Deus também é regido por princípios eternos, imutáveis, leis permanentes e funciona da maneira descrita nesses princípios. É vital que os filhos de Deus conheçam os princípios eternos; No início, parece difícil, mas em pouco tempo você conseguirá identificar esses princípios eternos, as leis permanentes do Reino de Deus.

  1. Mensagem de Deus para mim hoje

Em tudo quanto você já leu, em tudo com que trabalhou até agora, qual é a mensagem de Deus? É certo que Deus tem uma mensagem para você. Basta ficar atento para descobri-la. Anote a mensagem todos os dias. Não deixe que ela se perca. Faça anotações pessoais, com as suas próprias palavras. Seja simples, nada de complicações.

  1. Como posso aplicar isso na minha vida?

Esta é a parte mais pessoal e concreta de todo o Diário. Não é preciso dar muitas explicações a esse respeito. O próprio Deus vai inspirá-lo a perceber de que maneira poderá aplicar à sua vida as coisas que leu e com que trabalhou.

Tome nota! Não basta descobrir, é importante também anotar diariamente. Suas anotações serão um roteiro para sua vida. O fato de registrarmos por escrito o que Deus nos inspira a pôr em prática na nossa vida, transforma de maneira decisiva nossa maneira de ser e de agir, bem como o nosso relacionamento com Deus.

Curiosidades sobre a Primeira Carta de João:
– O livro de 1 João é o 23° livro do Novo Testamento.
– A data em que foi escrita é entre 85/95 DC.

1 Jo pode estruturar-se do modo seguinte:

Prólogo: 1,1-4

1. Caminhar na Luz: 1,5-2,29;
2. Viver como filhos de Deus: 3,1-24;
3. A fé e o amor: 4,1-5,12;
Conclusão: 5,13-21.

Adaptado de: Canção Nova

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO