Diocese de Santo André

Comunicar e evangelizar: padre Tiago é o novo pároco da Santa Rita de Cássia

“Para realizar a vontade do Senhor, a exemplo de Santa Rita, de quem sou devoto desde a minha juventude, pois vim de uma comunidade lá de Mauá, da comunidade Santa Rita de Cássia, sejamos uma igreja acolhedora, sejamos uma igreja familiar, uma igreja alegre, uma igreja descontraída, uma igreja orante e uma igreja missionaria”.

Assim, padre Tiago Silva discursou sobre a nova missão e agradeceu a acolhida do povo de Deus, ao tomar posse na noite de quarta-feira (07/08), como pároco da Igreja Santa Rita de Cássia, no Bairro Pinheirinho, em Santo André.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e contou com as presenças do Pe. Joel Nery (vigário episcopal para Pastoral); Pe. José Silva (pároco da Igreja Sant’Anna de Ribeirão Pires); Pe. Vinicius Ferreira Afonso (pároco da Igreja Bom Pastor de Santo André); Pe. Silvânio José da Silva (pároco da Igreja Santa Luzia de São Bernardo); Pe.Camilo Gonçalves de Lima  (secretário episcopal) e o diácono Edmir dos Reis. Pe. Marcos Vinícius (Paróquia São Geraldo Magella de Santo André) também marcou presença.

Diretor do Departamento de Comunicação da Diocese de Santo André, Pe. Tiago sucede o sacerdote João Aroldo Campanha, que participou da missa e esteve à frente da paróquia durante 18 meses. Ele assumirá no próximo domingo (11/08), às 19h, a Paróquia Santa Teresinha, no Bairro Santa Teresinha, em Santo André.

“A graça de Deus quis que o Pe. Tiago viesse para uma santa de sua devoção. E sem que sua excelência soubesse, Ele me manda para uma paróquia de uma santa a minha devoção”, confidencia Pe. João, a quem é devoto de Santa Teresinha.

Recordar é viver

Além dos paroquianos anfitriões que lotaram as fileiras da igreja, fiéis das paróquias que Pe. Tiago atuava como administrador paroquial (Santa Teresinha e Santo Antônio do Arraial) também prestigiaram a posse do presbítero, além de amigos da Comunidade Santa Rita de Cássia, de Mauá, onde aquele menino começou a trilhar o caminho religioso.

“Agora posso dizer. Meu povo de Santa Rita de Cássia. A Matriz e a Capela Nossa Senhora do Paraíso. Com alegria chego a essa comunidade paroquial como aquele que serve. Venho para somar forças e continuar a história dessa comunidade. Por isso, primeiramente convido a todos a olhar com gratidão o passado desta comunidade. São 50 anos de evangelização”, ressalta Pe. Tiago, para aplausos do público presente na igreja que completou o Jubileu de Ouro no dia 21 de dezembro de 2018.

“Todos nós estamos aqui para servir. Muitas pessoas doaram um pouco de suas vidas para que essa comunidade chegasse onde está. Recordar a própria história é indispensável para manter viva a identidade, fortalecer a unidade eclesial, entendida como uma grande família. E o sentido de pertença, a Igreja Católica, a Diocese de Santo André e a Região Pastoral. Fomos escolhidos, chamados e enviados por Deus para que sejamos evangelizadores”, sintetiza.

Igreja em saída

De acordo com Pe. Tiago, a igreja deve viver com paixão o tempo presente. “Se não estivermos apaixonados pelo local e pela missão que realizamos podemos perder alegria e as forças em continuar escrevendo a história. Peço licença para entrar e fazer parte desta grande família. Uma vez juntos, como família e comunidade, convido-os a continuar escrevendo mais esse capitulo da história”, almeja.

Para o sacerdote, a prática da Igreja em saída é alinhada com o 8ºPlano Diocesano de Pastoral, pois a ação evangelizadora segue em estado permanente de missão. “Somos todos chamados a renovar a esperança e o entusiasmo. Como igreja sempre peregrina, em busca das coisas do Alto”, indica.

Próximo do encerramento e das assinaturas dos documentos da posse, representantes de pastorais, movimentos e grupos atuantes na igreja se apresentaram ao novo pároco, que recebeu os cumprimentos do povo. Em seguida, os fiéis se dirigiram ao salão paroquial, onde degustaram doces e salgados, além de um bolo que veio acompanhado do canto de parabéns antecipado ao Pe. Tiago, que completará 40 anos de vida no dia 12 de agosto.

Evangelizando pela Comunicação

Em sua homilia, o bispo diocesano Dom Pedro destacou o empenho e o dom do novo pároco na condução dos trabalhos da comunicação diocesana. “No campo das comunicações sociais é preciso que a diocese tenha essa atividade bem desenvolvida. E ele (Pe. Tiago) assumiu e faz bem esse trabalho com a sua equipe. Tanto que despertou o interesse da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que o requisitou para ajudar também neste trabalho que é muito importante, a nível da igreja nacional”, elogia.

Segundo Dom Pedro, para que o sacerdote exerça a função de unir as pastorais e cuidado com o rebanho era necessário que assumisse uma paróquia menor, a fim de que tivesse condições de conciliar o trabalho no campo da evangelização através dos meios de comunicação.

“Portanto, que o Pe. Tiago aqui nesta paróquia (Santa Rita de Cássia) possa congregar, unir as pessoas. Essa a tarefa que Jesus pede dele”, frisa.

Em sintonia com o 8º Plano Diocesano de Pastoral, Dom Pedro disse que toda paróquia deve ser um polo missionário. “As pessoas vêm para receber a Palavra de Deus, participar da eucaristia, da comunhão fraterna, das várias pastorais que aqui estão, mas a paróquia também é um ponto de partida, onde as pessoas vão evangelizar, uma Igreja em saída como diz o Papa Francisco”, salienta.

“A paróquia é um lugar da convivência, da fraternidade, do amor, do ponto de união. E o padre é aquele faz a unidade da comunidade”, complementa.

De braços abertos

Nascida em Santo Olegário, no estado de SP, a ministra da eucaristia, Rosa Bizan Bertolani, 74 anos, constituiu família em Santo André, presenciou o surgimento da comunidade e consequentemente a construção da igreja. “Quando começou aqui foi embaixo de uma lona. Uma chuva. Era um buraco e enchia de água. Em volta, o bairro era terra e mato”. Com o tempo, uma capela foi levantada e a paróquia erigida em 1968. “Seis meses, o Apostolado da Oração nascia”, relembra Rosa, sobre o movimento que completou o jubileu de 50 anos de atuação na paróquia.

“As pastorais foram nascendo. A igreja foi crescendo e hoje só temos a agradecer essa graça de Deus em receber o Pe. Tiago como novo pároco e desejar tudo de bom ao Pe. João, muito bondoso e atencioso com todo mundo”, destaca.

A analista financeira Tatiana de Andrade, 46 anos, conhece bem os dois padres e crê na competência evangelizadora e administrativa de ambos para continuarem os trabalhos em suas novas paróquias.

“O Pe. Tiago teve uma dedicação enorme com a nossa comunidade de Santa Teresinha e que Deus abençoe essa nova caminhada na Santa Rita de Cássia”, conta Tatiana, que mudou para o bairro Santa Teresinha há nove meses e participava das duas comunidades, pois morava próxima a igreja de Santa Rita de Cássia. “Já conhecia o Pe. João daqui e ficamos muito felizes que ele estará conosco. Um verdadeiro pastor”, emenda.

“Agradecemos muito a Deus pela vinda do Pe. Tiago. Que ele seja muito feliz e bem acolhido em nossa comunidade. Muita força e saúde para dirigir o rebanho”, projeta Anita do Prado Marques, 76 anos, e que participa há quatro décadas das atividades na igreja.

Rito da posse

Após a leitura da provisão de posse, o novo pároco fez a profissão de fé. Em seguida, o sacerdote recebeu das mãos de Dom Pedro, o livro litúrgico dos Evangelhos, proferiu a renovação das promessas sacerdotais e foram entregues a ele, objetos como as chaves da igreja e do sacrário, a jarra com água batismal e a estola roxa. Após o juramento de fidelidade e assinatura dos documentos, Pe. Tiago foi apresentado a comunidade e empossado oficialmente.

Sobre o novo pároco

Tiago José Sibula da Silva nasceu em São Paulo, no dia 12 de agosto de 1979 (39 anos). Viveu boa parte de sua vida, em Mauá. Ingressou no seminário em fevereiro do ano 2000. Foi ordenado padre no dia 22 de novembro de 2008, na Paróquia São João Batista, no Rudge Ramos, em São Bernardo. Trabalhou como vigário paroquial nas paróquias Nossa Senhora do Paraíso (Santo André), São João Batista (São Bernardo), São Bento (São Caetano) e Santa Luzia e São Carlos Borromeu (Santo André). Atuava como pároco na Paróquia Santa Teresinha, em Santo André, desde 13 de dezembro de 2014. Assumiu a Paróquia Santa Rita de Cássia, também na cidade andreense, no dia 7 de agosto de 2019.

Possui mestrado em Comunicação Social Institucional pela Pontificia Università della Santa Croce (2013). Desde 2013 é o diretor do Departamento de Comunicação da Diocese de Santo André. Em 2019 também assumiu nova função como assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

* Fotos: Fernando Serrato (Paróquia Santa Rita de Cássia)

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

SAV Diocesano participa da Assembleia do Regional Sul 1

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/03/2025

Vicariato da Caridade Social define metas para 2025 e anuncia retiro diocesano

Dom Pedro Cipollini integra grupo que elabora guia de trabalho rumo às próximas Diretrizes da Igreja

Formação nas foranias destaca cuidado com a criação para a Campanha Fraternidade

Fé e Fraternidade em Quadra: 1º Campeonato InterParoquial une a juventude da Diocese de Santo André