Diocese de Santo André

“Itinerários da Fé”: ações solidárias visando a integração social

A série especial “Itinerários da Fé” prossegue nesta quarta-feira (14/08), com a quarta edição apresentando iniciativas em sintonia com o 8º Plano Diocesano de Pastoral. Esse capítulo trata dos itinerários da acolhida, ação solidárias, convivência comunitária e visitas missionárias.

Realiza esse trabalho e quer divulgar esse ato de bondade e amor ao próximo? Envie e-mail comunicação@diocesesa.org.br ou pelo WhatsApp 99928-9422 com os seguintes dados: nome da instituição, grupo ou movimento; breve descrição do trabalho realizado e telefone de contato.

Conheça os trabalhos da Casa Padre Luís Scrosoppi, Centro Social Maximiliano Kolbe e Pastoral de Rua da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias de Mauá. Saiba como participar e colaborar com essas ações:


Casa Padre Luís Scrosoppi

*Trabalho realizado

Antiga Pastoral do Menor e conhecida carinhosamente pelos moradores da comunidade como “Pastoral”, a Casa Padre Luís Scrosoppi se mantém fiel aos princípios para o qual foi fundada no ano de 1986, acolhendo crianças e adolescentes no projeto socioeducativo, no período inverso à escola. As famílias em vulnerabilidade dos destinatários e da comunidade frequentam cursos profissionalizantes, oficinas de formação e lazer, orientação psicossocial e psicológica oferecidos pela Entidade por meio das Irmãs, dos profissionais e voluntários. Além da formação profissional, as irmãs proporcionam a formação do coração, uma formação humana baseada nos valores cristãos. A casa conta ainda com uma refeição diária, café da manhã e um lanche, oferecidos às crianças e jovens atendidos pelo projeto.
Nesses mais de trinta anos de serviço gratuito prestado à comunidade, a casa já atendeu cerca de três mil crianças e adolescentes. Muitos estão inseridos no mercado de trabalho formal e informal. Todas as atividades oferecidas pela CPLS visam a formação integral e o fortalecimento dos vínculos familiares dos usuários.

*Horário e dia
A casa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.


*Como as pessoas podem ajudar e participar da ação?
É possível ajudar por meio de doações, mas a obra também arrecada fundos por meio do nosso bazar solidário, e da venda de doces. O bazar solidário, aberto de segunda a sexta-feira, está localizado na Rua Eldorado, 526, Bairro Prosperidade, São Caetano do Sul – SP. No site www.casapadreluis.com.br, na opção COMO AJUDAR tem o passo a passo para ajudar através da dedução do Imposto de Renda tanto para Pessoas Físicas quanto Pessoas Jurídicas. Outra forma de ajudar é pela conta da associação: Associação Irmãs da Providência, CNPJ 71.854.319/0006-37, Banco Bradesco, Conta 8336-4, Agência 2676.

*Contato
É possível entrar em contato pelo telefone: (11) 4221-7740 ou pelo e-mail: contato@casapadreluis.com.br, falar com Irmã Ivonete ou Patrícia.

*Sobre o 8º Plano

Para desempenhar sua AÇÃO SOLIDÁRIA, a Casa Padre Luís Scrosoppi promove, por meio de suas ações, projetos e atividades, a acolhida, o desenvolvimento à autonomia e o protagonismo. Além disso, as competências socioemocionais, baseadas nos valores cristãos, fazem com que as crianças e adolescentes adquiram ferramentas para enfrentar as situações de risco e a vulnerabilidade social que o contexto em que habitam os coloca.

 

Centro Social Maximiliano Kolbe

*Trabalho realizado
Desde março 2019, desenvolve serviço de CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS para crianças, adolescentes de 6 a 17 anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Por meio de oficinas de judô, capoeira, informática, música, brinquedoteca (jogos e brincadeiras), biblioteca (com mediação lúdica de leitura e contações de histórias) e atividades/projetos com educador de referência em sala, trabalhando temáticas de cidadania, convivência social, mundo do trabalho e participação cidadã.Promove encontros de vivência intergeracional, com a finalidade de promover a convivência, familiar e social, através de atividades entre responsáveis e crianças/adolescentes com intuito de fortalecer o vínculo familiar e comunitário.

*Horário e dia
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

*Como as pessoas podem ajudar e participar da ação?
Realizando doações espontâneas, de roupas, sapatos, móveis e utensílios domésticos para o bazar. Banco Bradesco, Agência 0302 Conta Corrente 327956 -1 – CNPJ 12.876.633/0001-47

*Contato
Telefone: (11) 4101-7895; E-mail: csmkadm@gmail.com e página do face: centrosocialmaxkolbe
O Centro Social Maximiliano Kolbe está situado na Estrada Rio Acima, 6242, na região pós-balsa do Riacho Grande, em São Bernardo

*Sobre o 8º Plano
O objetivo do Centro social: Atender as crianças, adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, para conscientizá-los de sua dignidade como cidadãos ativos, criativos e críticos, bem como fortalecer os seus vínculos familiares e sociais. Associa-se diretamente com o itinerário 1 do plano pastoral no que se refere a convivência comunitária e o fortalecimento no sentimento de pertença.

Pastoral de Rua – Paróquia Nossa Senhora das Vitórias

*Trabalho realizado
Este trabalho pastoral é realizado através de visita aos irmãos que estão em situação de rua, com objetivo de conhecer suas histórias, levar um momento de oração, e estender a mão oferendo ajuda. Aos que aceitam, direcionamos à casa de acolhida Comunidade São Padre Pio, que fica no Riacho Grande – SBC. Vários irmãos em situação de rua já passaram pela Padre Pio, outros ainda estão lá em retiro e acolhimento.  A própria Padre Pio envia missionários para ajudar na Pastoral de Rua da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Também tem um missionário da ‘Fraternidade O Caminho’ que faz parte da Pastoral de Rua.
Para iniciar este trabalho, fazemos e levamos lanches e bebida (suco, refrigerante, chocolate), pois entendemos que é na mesa que Jesus se faz presente e é na partilha Jesus se manifesta ao coração.
A Pastoral começou na Paróquia N. Sra das Vitórias em 21/02/2014, com um grupo de pessoas que eram de Mauá e participavam em Santo André lá no Bairro Paraíso. E este grupo pediu um espaço na Paróquia N. Sra. das Vitórias. Na ocasião, Pe. Joaquim autorizou e assim iniciou a Pastoral de Rua nesta igreja.

*Horário e dia
Toda 3ª sexta-feira de cada mês, sempre às 20h na própria paróquia.

*Como as pessoas podem ajudar e participar da ação?

As contribuições podem ser através de doações em produtos utilizados na missão: alimentos para fazer os lanches (carne e pão, etc.) e também dos sucos, refrigerantes ou leite. As pessoas também podem ajudar comprando os produtos vendidos no Brechó da Pastoral, que tem como objetivo arrecadar fundos para os trabalhos da Pastoral: missão de rua, ajuda a Comunidade Padre Pio, Dia do Pobre, Natal com os Irmãos de Rua, outros.

*Contato
O contato é na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias em Mauá, no telefone: (11) 4555-2134.

*Sobre o 8º Plano
A Pastoral de Rua está diretamente ligada aos itinerários 3 (conversão para o acolhimento),7 (visitas missionárias) e 8 (ação solidária); 3 porque convida o irmão para uma nova vida e conversão; 7 porque é uma missão de rua; e 8 porque oferece ao irmão de rua uma oportunidade de retomar sua dignidade humana.

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão