Diocese de Santo André

“Itinerários da Fé”: trabalhos de inclusão social e formação para a missão

A série especial “Itinerários da Fé” continua nesta quarta-feira (07/08), com a terceira edição apresentando iniciativas em sintonia com o 8º Plano Diocesano de Pastoral. As três primeiras edições enfatizaram o itinerário 8, que trata das ações solidárias, divulgando os trabalhos de grupos e pastorais de rua, instituições que auxiliam no desenvolvimento e formação das crianças e adolescentes, além dos trabalhos pela recuperação da dignidade humana.
Hoje, conheça os trabalhos do Centro Comunitário das Crianças de Nossa Senhora de Guadalupe, do Projeto Futuração e dos Anjos Solidários. Saiba como participar e colaborar com essas ações:

Centro Comunitário das Crianças de Nossa Senhora de Guadalupe

• Trabalho realizado

As atividades do Centro Comunitário tiveram início na década de 80 por iniciativa da comunidade local, visando à formação de cidadãos e a proteção das crianças e adolescentes que estavam expostos aos riscos e atrativos oferecidos pelo narcotráfico que, nesta década, dominava a região. A princípio, sem espaço físico adequado, era feita uma sopa e oferecida às crianças e adolescentes que levavam para comer em suas casas. Mais tarde, com a construção da sede da Associação dos Moradores do Bairro, as refeições passaram a ser servidas no local e também passaram a ser oferecido curso de artesanato e reforço escolar. Em 1992, sob a coordenação da Congregação Pias Operárias de São José, as atividades foram formalizadas e instituído, juridicamente, o Centro Comunitário das Crianças de Nossa Senhora de Guadalupe do Jardim Laura. Com recursos oriundos da Itália e doações de pessoas físicas e jurídicas, foi construída a sede própria, inaugurada em janeiro de 1999. O Centro Comunitário das Crianças de Nossa Senhora de Guadalupe do Jardim Laura, é uma entidade sem fins lucrativos, atualmente atende a 150 crianças e adolescentes de 06 a 17 anos de idade e suas respectivas famílias. As crianças/adolescentes são atendidas em contraturno escolar, durante o período em que estão na entidade são fornecidas duas refeições (café/almoço – lanche/jantar) e participam de Oficinas de Convívio no qual são desenvolvidas diversas atividades como Artesanato, Cultura, Esporte, Dança, Culinária, atividades de interação, passeios, dentre outras. Todas as atividades são acompanhadas e direcionadas por profissionais capacitados com temas específicos como cidadania, democracia, respeito, solidariedade, diversidade de cultura e gênero, meio ambiente e sustentabilidade, direitos e deveres, regras, trabalho em grupo, Família, Amizade, orientação profissional, violência de gênero, dentre outros. Todas as atividades desenvolvidas com os atendidos têm como objetivo a busca por alternativas para o enfrentamento da vulnerabilidade social. A entidade apresenta-se como uma referência para a comunidade local e para crianças e adolescentes da região na luta pela efetivação dos direitos, oferecendo-lhes atividades sócio-educativas e apoio sócio-familiar que possibilitem mudanças na trajetória de vida dos envolvidos, minimizando o impacto negativo que sofrem em meio à situação de risco e vulnerabilidade social a que estão expostos, de forma que possam vislumbrar um futuro digno.

• Horário e dia

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h e das 13h às 16h30.

• Como as pessoas podem ajudar e participar da ação?

Através de trabalho voluntário ou na realização de doações.

• Contato

Pelos telefones:(11) 4358-4162/4358-3006 e pelas redes sociais: Facebook Centro Comunitário das Crianças de Nossa Senhora de Guadalupe – Jd. Laura e ainda pelo e-mail: centroguadalupe@uol.com.br

• Sobre o 8º Plano

“A instituição tem como objetivo promover o desenvolvimento de autonomia visando o protagonismo dos usuários e o enfrentamento das situações de risco e vulnerabilidade social”, destaca a presidente da instituição, Irmã Raygna de Souza Bezerra.

 

Projeto Futuração

Trabalho realizado
Aulas gratuitas de música instrumental e vocal para crianças e jovens. O projeto nasceu em 2017.

• Horário e dia
Segunda e quarta, das 19h30 às 21h; sábado, das 9h às 12h, no Centro Comunitário Padre Capra (Igreja Matriz de Santo André). Terça, das 19h30 às 21h, na Sala Santa Clara (Santuário Senhor do Bonfim).

• Como as pessoas podem ajudar e participar da ação?
Qualquer um pode participar, não tem restrição. As inscrições acontecem no início de cada semestre. Não precisa ter o instrumento e nem ter aptidão no instrumento. Quem quiser ajudar e só entrar em contato com o maestro Douglas Leite.

• Contato
Maestro Douglas Leite – (11) 98202-6822. E pelas redes sociais Facebook: associação Futuracao e Instagram: Assoc_Futuracao

• Sobre o 8º Plano
Contribui na formação para a missão e na conversão para o acolhimento, por meio da arte, principalmente através do aprendizado musical.

 

Anjos Solidários – Santa Gemma Galgani

• Trabalho realizado

Teve início no dia 7 de junho de 2014. Uma iniciativa de Cecileide Barbosa Figueiredo, que é ministra da Ordem Terceira Franciscana Secular-OFS. E assim levou a ideia para a fraternidade, onde juntamente com um grupo na época da paróquia deram início às suas atividades. Hoje ainda com membros da OFS e coordenado por Ângela Ferreira, conta com equipes muito dedicadas e desenvolvem o trabalho com muita alegria, amor e empenho. O trabalho realizado é a entrega de sopa, arroz, feijão e uma mistura, principalmente para pessoas em situação de rua. A maioria destas pessoas foram rejeitadas por todos. Não tem família, são vítimas do álcool, das drogas, da malandragem, da violência de toda espécie. Não tendo mais força para assumir a vida com dignidade. Para muitos só falta morrer. Acolhê-las, respeitá-las e amá-las. Essa é a nossa missão. Não porque são santas, mas porque são excluídas e miseráveis, sendo “as preferidas de Deus”.

• Horário e dia
Toda quarta-feira, às 15h, a equipe de preparação se reúne no salão da Paróquia Santa Gemma e saem para a entrega às 20h.

• Como as pessoas podem ajudar e participar da ação?
Aceitamos e necessitamos de alimentos, embalagens (recipiente para sopa, marmitex), colheres de sopa, ajuda para gasolina, cobertores e roupas masculinas.

Pessoalmente, na própria paróquia localizada na Rua Paulino de Lima, 40 – Jardim Ana Maria, em Santo André. E para mais informações pelo telefone4975-1585.

• Quais os objetivos da iniciativa, de acordo com o 8° plano de pastoral?
Acolher em nosso coração, os nossos irmãos de rua. Deus que é Pai de todos os homens sempre preocupados com seus filhos, de modo especial com os que mais sofrem: os pobres, os excluídos da sociedade, os que tem fome e sede de pão, de abrigo, segurança, de acolhida. Por isso, Ele faz surgir em nossos corações o amor, o desejo de cuidar dos seus filhos mais necessitados. Nós precisamos viver a missão com um coração semelhante ao de Deus, tratando a todos com muito amor, respeito e carinho.

 

Realiza esse trabalho e quer divulgar esse ato de bondade e amor ao próximo? Envie e-mail para comunicacao@diocesesa.org.br ou pelo WhatsApp 99928-9422 com os seguintes dados: nome da instituição, grupo ou movimento; breve descrição do trabalho realizado e telefone de contato

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão