Celebrando o sucesso da iniciativa pioneira de aprofundar e adquirir conhecimento, o I Simpósio Diocesano da Família reuniu cerca de 300 pessoas no sábado (17/08), durante o encerramento da Semana Nacional da Família, ocorrido no Externato Santo Antônio, em São Caetano.
O evento teve início com a missa presidida pelo bispo emérito Dom Nelson Westrupp,scj. “A criança tem a confiança espontânea no pai, na mãe, nos avós, nos tios e em Deus. Quantas crianças pagam alto preço de uniões imaturas. Qual a importância das crianças nas famílias?”, refletiu sobre o tema.
Após o café da manhã, duas palestras foram apresentadas ao público: “Aspectos da Nulidade Matrimonial” com o vigário judicial Pe. Jean Rafael, e “Família, Vocação e Juventude” com o seminarista Jorge Luís, além da dinâmica “E a Família, como vai?”, com o casal coordenador do Regional Sul 1 da CNBB, Osmarina e Toninho.
Depois do almoço, mais duas palestras “Depressão e Suicídio” com o psicólogo Gustavo Trevisan e “A realidade da Família Contemporânea e Matrimônio no Plano de Deus” com o professor Felipe Nery. O bispo diocesano Dom Pedro Cipollini prestigiou o encontro. “Que vocês não guardem o conhecimento apenas para si. Temos que ser multiplicadores da Boa Nova e ter compaixão com o próximo”, disse.
Avaliações
As temáticas integram os subsídios da ‘Hora da Família’, como forma de as pessoas vivenciarem com mais profundidade a Semana da Família.
“Tivemos a participação dos casais e dos filhos. Estamos satisfeitos com os resultados, frutos da comunhão com toda a diocese”, destaca a coordenadora diocesana da Pastoral Familiar, Claudenice Gomes, ao lado do assessor diocesano, Pe. Adenizio Miranda.
O tema que tratou da depressão teve grande repercussão. “Muitos pais e mães não sabem, mas seus filhos estão com a doença. Porém, Jesus é o caminho para vencer o problema”, revela o eletricista José Araújo, 55 anos, acompanhado da esposa, a copeira Maria das Graças, 48 anos. “Nosso filho de 30 anos tem síndrome do pânico. É importante o apoio da família para uma vida normal”. O casal representa a Paróquia N. Sra. Aparecida de Diadema.
Nova edição
Organizada pela Pastoral Familiar, a atividade contou com as participações do Encontro de Casais com Cristo, Pastoral Familiar, Movimento Familiar Cristão, Renovação Carismática Católica, Comissão em Defesa da Vida, Equipes de Nossa Senhora e Comunidade Famílias Nova.
Com a experiência bem-sucedida, a coordenação avisa que a 2ª edição do simpósio acontecerá em agosto de 2020.