Pastoral conclui curso sobre celebrar missas inculturadas

Dando continuidade à reflexão de como celebrar com os valores da Cultura Afro-Brasileira, em conformidade com o Rito Romano Latino, a Pastoral Afro-Brasileira da Diocese de Santo André realizou na manhã de sábado (24/08), o 2º Módulo do Curso de Liturgia no auditório da Cúria Diocesana, no Centro de Santo André.

Os itinerários 1, 2 e 3 do 8º Plano de Pastoral, que trazem ações voltadas ao sentimento de pertença, a formação para o discipulado de vivência com Jesus e a conversão para o acolhimento são reforçados nesta atividade, que reuniu agentes envolvidos com o trabalho da Pastoral Afro nas paróquias e comunidades da região do Grande ABC, além de interessados em conhecer a celebração da eucaristia com adaptações dos valores da cultura afro-brasileira.

Ministrado pelo assessor diocesano da Pastoral Afro-Brasileira, Pe. Edmar Antônio de Jesus, o objetivo deste 2º módulo foi explicar a preparação da celebração passo a passo, desde a acolhida, ato penitencial, hino de louvor, glória até as liturgias eucarística e da palavra. Enfim, todos os momentos que compõem a Santa Missa.

“Procuramos em cada parte da missa apresentar quais elementos podem ser introduzidos, e como eles podem ser trabalhados no decorrer da celebração da eucaristia, seja numa comunidade, nas nossas paróquias ou no âmbito diocesano”, elucida.

Recorde o 1º Módulo do Curso, clique aqui.

Participe

A Pastoral Afro-Brasileira se reúne mensalmente no segundo sábado, no prédio da Cúria. Para participar ligue ou envie mensagem de WhatsApp para 99187-0277 (coordenadora diocesana Terezinha de Jesus) ou para o e-mail: pastoralafrobrasileira@diocesesa.org.br