A importância do crescimento do Terço dos Homens na Diocese

É grande a expectativa para mais um Encontro Diocesano do Terço dos Homens, que ocorrerá no dia 21 de setembro (sábado), das 8h às 15h30, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santo André (Praça do Cruzeiro, 420 – Vila Curuçá). Após o sucesso da 1ª edição, a programação do evento contará com Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro, palestras, reza do rosário e consagração a Nossa Senhora.

Atualmente presente em mais de 90% das 105 paróquias das dez regiões pastorais, a Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema, é a pioneira na implementação desse movimento mariano na Diocese de Santo André. Lá acontecerá a Missa em Ação de Graças pelos 15 anos do Terço dos Homens, que será presidida pelo bispo emérito Dom Nelson Westrupp, no dia 17 de outubro, às 19h.

No entanto, o embrião do movimento mariano nascia muito antes nas comunidades do Grande ABC, como conta o assessor diocesano do Terço dos Homens, Pe. Flávio José dos Santos.

“Ouvindo o pessoal nas paróquias começamos a perceber que já existiam grupos de Terço dos Homens, nas comunidades de base. Muitos se reuniam e combinavam de rezar juntos, nas casas. Por isso, quando lá em Aparecida diz que o terço é um presente de Deus para a Igreja, que suscitou no coração do homem, desde antigamente”, comenta.

Apoio das famílias

O movimento mariano do terço masculino também tem espaço para as famílias, que são essenciais para a harmonia diária e união para a evangelização. Filhos e filhas, esposas, pais, mães participam mensalmente de celebrações e também são bem-vindas na 2ª edição do Encontro Diocesano.

Vigário da Catedral Nossa Senhora do Carmo, Pe. Flávio ressalta a importância do terço, ao dizer que une as famílias e incentiva a presença de mais jovens na vida da igreja.

“O Terço dos Homens tem esse trabalho vocacional. Em muitas paróquias e comunidades existem o terço da família. E em muitos lugares já identificamos os pais levando os filhos. É uma forma de resgatar aquilo que sempre reforçamos, de que os pais são os primeiros educadores na fé”, sintetiza o sacerdote, ao relembrar quando esteve em Israel e presenciou uma cena de um judeu ensinando a fé para o filho.

“Aquilo mexeu comigo. Nunca me esqueço. Porque me identifiquei e recordei da minha infância, quando meus pais me levavam no terço, nas missas”, revela.

8º Plano de Pastoral

Os itinerários 1, que fala da convivência e oração comunitária seu objetivo é: Fortalecer o sentimento de pertença e comunhão na vida comunitária; e o 3, que traz ações que buscam a conversão para o acolhimento são iniciativas presentes no Terço dos Homens.

“A acolhida e ação missionária tem que ser a essência como um todo, seja com oração de um terço, seja no silêncio percebendo como será eficaz os frutos para Deus. Cada momento como esse, cada experiência como essa, reforça mais e renova a nossa fé”, destaca.