Oratório Nossa Senhora Aparecida é gesto concreto do 8º Plano

Um espaço de oração, meditação, retiro, celebração e prática dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral. Assim é o Oratório Nossa Senhora Aparecida, que foi erigido em agosto deste ano, no mesmo local da capela doada à Diocese de Santo André, no início de 2019, por Silvia Thomé Portugal, viúva de Gilberto, que construiu o local após uma graça alcançada.

Saiba mais sobre essa história aqui

Localizada na Rua Tiradentes, 315, na Vila Dora, em Santo André, próximo aos hospitais Brasil e Mário Covas, e do Shopping ABC, o lugar é destinado ao culto divino em favor da Pastoral da Saúde, para celebrações e missas, além de encontros, reuniões e formações, que também ocorrerão em breve no local.

“O objetivo é fazer com que o oratório fique conhecido e que os profissionais da saúde dos hospitais, funcionários do shopping e moradores ao redor participem da vida deste local, um espaço para estarmos diante de Deus”, ressalta o assessor diocesano da Pastoral da Saúde, Pe. Vanderlei Ribeiro, que foi nomeado pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, como responsável pela administração do oratório, juntamente com a Pastoral da Saúde.

8º Plano de Pastoral

Os itinerários que tratam do acolhimento, da convivência e oração comunitária para fortalecer o sentimento de pertença são praticados no local. “Todas as atividades estão direcionadas, a partir do 8º Plano Diocesano de Pastoral”, ressalta Pe. Vanderlei.

Programação

O Oratório Nossa Senhora Aparecida funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h. As missas são celebradas todos os domingos, às 17h. No dia 12 de cada mês, às 16h, será celebrada uma missa com a benção do Santíssimo Sacramento pela cura e libertação das pessoas, sempre com a participação de uma região pastoral na organização e mobilização. E na tarde desta quinta (12/09), 35 agentes da Pastoral da Saúde de São Caetano marcaram presença, se juntando aos fiéis, médicos e profissionais da área na celebração presidida pelo Pe. Vanderlei e concelebrada pelo Pe. David Vantroba.

“Fomos privilegiados de participarmos da missa após a ereção do oratório. Todos estão felizes”, revela a coordenadora da Pastoral da Saúde de São Caetano, Maria Murari, 64 anos.

Devoto de Nossa Senhora Aparecida, o aposentado e membro da Pastoral da Saúde de Mauá, Wilson Magalhães Silva, 68 anos, ficou sabendo neste dia que a capela foi doada  à diocese, em março deste ano. “É um lugar muito lindo. Senti uma energia positiva. O Espírito Santo age aqui”, descreve.

*Dia de Nossa Senhora Aparecida

Uma programação especial está sendo preparada para o dia 12 de outubro, quando uma novena em louvor a Nossa Senhora Aparecida acontecerá entre os dias 3 e 11 de outubro (16h, exceto domingo, 17h), com as participações das regiões pastorais. E no Dia da Padroeira do Brasil, duas missas, às 7h e às 16h, ambas seguidas de procissão.