Diocese de Santo André

O Terço transforma os corações dos homens e da comunidade

Momentos de troca de experiências, espiritualidade e confraternização reuniram cerca de 600 pessoas no 2º Encontro Diocesano do Terço dos Homens, que ocorreu no sábado (21/09), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Curuçá, na cidade andreense.

Após a procissão com a imagem de Nossa Senhora ao redor da igreja, representantes de 57 paróquias da Diocese de Santo André participaram da celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, que exaltou o movimento mariano pela devoção à Mãe de Deus e empenho pela unidade da Igreja.

“Celebrar a fé que age pela caridade é um modo de vida cristão. O amor é colocado como a síntese de todos os mandamentos. Continuem rezando o terço e tragam mais adeptos. Que o Senhor nos dê o dom da fé, que age pela caridade e se mostra na vivência da comunidade entre nós”, reflete o bispo, que agradeceu a acolhida do Pe. Vanderlei Ribeiro e fiéis da paróquia.

Assessor diocesano do Terço dos Homens, Pe. Flávio José dos Santos destacou as práticas dos itinerários de missão, do sentimento de pertença e vida comunitária presentes no 8º Plano Diocesano de Pastoral.

“Deus transforma o coração de pedra em um coração de carne. Que a atuação de vocês seja um motivo para nos pertencermos mais a diocese e sermos um sinal de ternura no mundo”, frisa.

A 3ª edição do Encontro Diocesano do Terço dos Homens já tem data e local: será no dia 19 de setembro de 2020, na Igreja Matriz de Diadema – Paróquia Imaculada Conceição.

*

Eucaristia e Missão África

Depois de um breve intervalo, o diácono Celso Sais apresentou a palestra “Rito Celebrativo da Missa”, sobre a importância de mostrar os momentos de intimidade com Jesus Cristo.

“O terço é um caminho de retomada no caminhar do seguimento de Jesus Cristo, mas o caminho verdadeiro da salvação é através do exercício da eucaristia”, ressalta.

Após o almoço, os participantes retornam para as atividades, desta vez no salão paroquial, com mais uma palestra “Missão África e Maria”, apresentada pelo membro da coordenação nacional do Terço dos Homens, Renatinho Oliveira. A pedido do Papa Francisco, por uma Igreja em saída, ele recorda o papel missionário que o grupo TH protagonizou em Moçambique, no continente africano, com o projeto Missão África 2018, em pleno Ano do Laicato.

“Você ir para outro continente falar de uma devoção a Nossa Senhora é um grande desafio. Queremos criar uma peregrinação ali. O povo tem uma devoção fervorosa por Maria. Muitos não conheciam a imagem de Nossa Senhora Aparecida e os irmãos se identificaram muito com ela”, destaca.

*

Testemunhos

Logo depois, os grupos das paróquias e integrantes testemunharam as bençãos e graças recebidas por meio da devoção e oração mariana. O encerramento ocorreu com a reza do terço e a consagração a Nossa Senhora.

Da Paróquia São Apóstolo, de Mauá, Isaque Crisóstomo, 71 anos, enfatizou que a 2ª edição diocesana foi muito emocionante “com as palestras tocando o coração de cada um.”

Coordenador diocesano Francisco Mamede analisa o momento como “gratificante e de constante crescimento do movimento em toda a diocese.”

Já o articulador diocesano Carlos Alberto destacou que esse encontro simboliza “a marca de unidade desse movimento da nossa diocese resgatando os homens e suas famílias através dessa devoção mariana.”

Da paróquia pioneira do Terço dos Homens, Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema, Flávio Vicente, 73 anos, adorou a palestra do diácono Celso. “Deu um show e com uma linguagem fácil de entender.”

 

Fotos de Eva Casagrande

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco