Diocese de Santo André

Porque celebrar o Dia do Nascituro?

Em 2005, a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu a Semana Nacional de Defesa da Vida, de 01 a 07 de outubro, e o dia 08 de outubro como o Dia do Nascituro. Nesse período, as dioceses, paróquias e comunidades são convidadas a desenvolver várias atividades em favor da vida. A Declaração sobre as Exigências Éticas em Defesa da Vida, fruto da 43ª Assembleia Geral da CNBB, conclama toda Igreja a refletir, em profundidade, através de celebrações, cursos, encontros e seminários sobre temas de bioética, e a se manifestar, sempre que necessário, sobre o valor da vida em todas as suas dimensões.

Mas quem é o Nascituro? É o ser humano já concebido que se encontra no ventre materno, por conseguinte ainda não veio à luz, mas espera-se que nasça dentro de um futuro próximo. Este ser humano possui direito de ser respeitado na sua integridade e dignidade como a de qualquer pessoa já nascida.

Por que motivo a vida é um bem? No ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, reflete-se, em cada fase da sua existência, “o rosto de seu Filho Unigênito. Este amor ilimitado e quase incompreensível de Deus pelo humano revela até que ponto a pessoa humana seja digna de ser amada por si mesma, independentemente de qualquer outra consideração: inteligência, beleza, saúde, juventude, integridade, etc. Numa palavra, a vida humana é sempre um bem, porque ‘ela é, no mundo, manifestação de Deus, sinal de sua presença, vestígio de sua glória’”. Tema de reflexão: “O Evangelho da Vida: Anunciar, Celebrar e Servir”. São sete encontros com diferentes abordagens e as comunidades contam com sugestões de celebrações e roteiros de vigílias e oração. Convidamos a todos a participarem de algum modo da Semana Nacional da Vida, que acontece entre 01 e 07 de outubro e que se conclui com a celebração do Dia do Nascituro no dia 08/10/2019, procure informações na sua paróquia e participe dessa importante discussão!

* Artigo por Gilberto e Márcia Monteiro
Comissão Diocesana de Defesa da Vida

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO