Diocese de Santo André

A Igreja vive da Palavra de Deus

Chegamos ao mês de setembro, dedicado à Palavra de Deus. Mês da Bíblia, pois neste mês, celebramos no final, São Jerônimo. O santo que traduziu todos os livros da Bíblia para o latim, possibilitando que a Palavra de Deus fosse a partir deste texto chamado “Vulgata”, ser traduzido em todas as línguas modernas.

Em sua Exortação Apostólica Pós-Sinodal intitulada Verbum Domini, o Papa Bento XVI escreve: “De fato, a Igreja funda-se sobre a Palavra de Deus, nasce e vive dela”(VD 3).  Devemos reconhecer que, nas últimas décadas, a vida eclesial aumentou a sua sensibilidade relativamente a este tema, com particular referência à Tradição e à Sagrada Escritura.

O Vaticano II promulgou a Constituição dogmática sobre a Revelação divina, Dei Verbum, o que representou um marco na vida da Igreja, fazendo com que a Palavra de Deus fosse redescoberta. Fazendo também perceber que a novidade da revelação bíblica, consiste no fato de Deus Se dar a conhecer no diálogo, que deseja ter conosco.

Em Jesus a Igreja encontra-se com a Palavra de Deus que se fez carne e habitou entre nós. Quem conhece a Palavra divina conhece plenamente também o significado de cada criatura. O papa Bento, nesta mesma exortação Apostólica realça a importância da Palavra de Deus ocupar um lugar central na vida da Igreja. Recomenda que se incremente a “pastoral bíblica” como animação bíblica da pastoral inteira.

Somos portanto, continuamente exortados a impregnar nossa ação evangelizadora com a Palavra de Deus. De fato, no cristianismo, a Palavra é tudo. Palavra que se encarna: Jesus. Palavra que se revela: as escrituras. Palavra que se pensa: a Teologia. Palavra que se celebra: a Liturgia. Palavra que se obedece: Moral. Palavra que se interioriza e se vive: a espiritualidade.

Que a Palavra de Deus seja realmente para nós, luz para nossos passos em todos os momentos de nossa vida.

 

* Dom Pedro Carlos Cipollini para o jornal “A Boa Notícia”

 

 

Compartilhe:

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá

Com espírito de amizade e serviço, Padre Alex assume nova missão pastoral

OBRIGADO FRANCISCO!

nomeacoes

Decretos e nomeações – 11/06/2025

“Tu me amas?” – A pergunta de Jesus que ecoou na ordenação de seis novos padres na Diocese de Santo André

Homilia da ordenação presbiteral dos seis novos padres