Diocese de Santo André conta com Setor Inclusão, que oferece cursos, retiros, palestras e momentos de espiritualidade para atuação nas igrejas e na sociedade
Todo 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O objetivo desta data é conscientizar sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com algum tipo de deficiência de natureza visual, auditiva, intelectual, física ou sensorial, além de fortalecer ações em prol da inclusão e cobrar políticas públicas efetivas do poder público.
Na sociedade atual, órgãos públicos, estabelecimentos e parques já se enquadraram nas leis de acessibilidade, em calçadas e shoppings, por exemplo; oferecimento de materiais em braile, como cardápios em restaurantes e guias em estações de trem e metrô, bem como o piso tátil nas plataformas; além da interpretação de libras (Língua Brasileira de Sinais), em espetáculos, escolas e palestras.
E a Diocese de Santo André conta com uma iniciativa que trata de ações para contribuir nesta questão de uma sociedade inclusiva. O Setor Inclusão atua na evangelização, principalmente em atividades nas paróquias, mas também para que a pessoa com algum tipo de deficiência (auditiva, visual, motora, intelectual) se sinta inserida na sociedade.
Diante disso, o setor diocesano oferece cursos de formação, retiros, palestras e dinâmicas em grupo como preparação para atuação voluntária e muitas vezes para o mercado de trabalho, já que o aprendizado pode ser colocado em prática unindo a carreira profissional e o serviço nas pastorais, movimentos e associações das igrejas.
O Setor Inclusão realiza interpretação de libras em missas e sempre abre vagas para os cursos existentes na Cúria Diocesana, como Libras, Braile e Soroban, além da Interpretação da Catequese para Adultos e da Oficina de Oração para Jovens.
Quer participar e saber mais sobre os trabalhos do Setor Inclusão? Entre em contato com o Centro de Pastoral pelo telefone 4469-2077 ou pelo e-mail setorinclusao@diocesesa.org.br