Diocese de Santo André

Retiro do Clero: “Somos chamados a ser sinais de esperança”

Aproximadamente cem padres da Diocese de Santo André se reuniram durante quatro dias, em encontro para renovar a missão e o discipulado de formar discípulos de Jesus Cristo

Ser um sinal de esperança no mundo e formar discípulos de Jesus. Cerca de cem padres participaram entre terça e sexta-feira (17 a 20/09), do Retiro Anual dos Presbíteros da Diocese de Santo André, realizado no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). O bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, foi o pregador do encontro, que também contou com a participação do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

O vigário episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery, elencou alguns pontos principais da programação dos quatro dias de oração e reflexão a respeito da missão do ministério sacerdotal, conduzidos por Dom Leomar.

“Sempre somos recordados a resgatar a origem da vocação de cada padre, para que hoje no exercício do ministério, que se não tomar cuidado, às vezes cansa frente aos desafios, o retiro seja um momento forte de alimento e renovação de nossa missão”, explica.

*

Superação de desafios

Ainda segundo Pe. Joel, o pregador também disse que os sacerdotes são sinais de esperança para uma realidade muitas vezes desesperançosa. “É preciso coragem no meio de tantos conflitos e medos. Somos padres chamados a vencer nossos desafios, a fim de ser para os outros, a força para vencer os seus desafios”, reflete.

Em relação ao discipulado, Dom Leomar usou a expressão “formar discípulos de Jesus, e não gerar apenas adeptos de Cristo.”

*

Vida de santidade

Vice-chanceler da Cúria Diocesana, Pe. Vinícius Ferreira Afonso frisa que o retiro como um tempo de graça traduz o desejo de permanecer numa comunhão cada vez mais profunda com Jesus, especialmente através da oração pessoal, da celebração do sacramento e da entrega à vocação.

“Nesse mundo complexo em que vivemos, especialmente na realidade urbana, a reflexão de Dom Leomar vai nos estimular a vencermos as limitações pessoais, o cansaço e as adversidades para que, colocando em prática esses instrumentos da oração, possamos viver nossas vocações felizes e ajudemos os outros a viverem na santidade, para que atinjamos nossa meta que não é esse mundo, mas como Dom Leomar bem frisou é o Reino dos Céus. É a eternidade”, sintetiza.

Compartilhe:

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja