A série especial “Itinerários da Fé” atinge a marca de dez edições nesta quarta-feira (25/09). O objetivo do espaço é divulgar iniciativas do 8º Plano Diocesano de Pastoral. Nesta edição, destaques para a promoção da saúde como acolhida e formação para a missão, e ações solidárias às pessoas em situação de rua.
Para participar envie e-mail para comunicacao@diocesesa.org.br ou pelo WhatsApp 99928-9422 com os seguintes dados (nome da instituição, grupo ou movimento; descrição do trabalho realizado e telefone de contato).
*
NEPSAR – Núcleo de Estudo e Pesquisa em Sóciopsicodrama no ABC e Região
Trabalho realizado
Atua na comunidade em atividades de roda de conversa na Paróquia São Judas Tadeu (Rua Vitória Régia, 933 – Bairro Campestre), em Santo André, desde o Janeiro Branco de 2017. As ações na promoção da saúde também são realizadas em terminais da EMTU, com os usuários do transporte público, em escolas estaduais e municipais, além de praças públicas, sempre em sintonia com as campanhas junto ao SUS, como a conscientização em relação à Saúde Mental, Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outros.
Horário e dia
Na Paróquia São Judas Tadeu, Santo André, realiza Roda de Conversa todo dia 28 de cada mês que se celebra o padroeiro. No Setembro Amarelo, neste próximo sábado, o encontro acontecerá das 17h às 18h30, com o objetivo de conversar sobre as dores emocionais para desvendar as interfaces do pensar, sentir e agir nas ações cotidianas.
Como as pessoas podem ajudar e participar da ação? Qual contato?
O auxílio pode se dar nas participações nas ações propostas, divulgando e comparecendo as atividades. As participações nas atividades têm como objetivos se perceber nas relações interpessoais, com autorresponsabilidade nas atividades familiares profissionais e comunitárias. São aceitas doações de 1kg de alimento não perecível.
Mais informações com Madalena Cabral: 98602-3140.
*
Sobre o 8º Plano de Pastoral
Acolhida e formação para a missão. Envolver o movimento em saída para o desenvolvimento de ações externas que divulguem o bem estar nas rodas de conversa, para conscientizar das questões de saúde, relacionais e da convivência na comunidade. Pois ninguém vive sozinho. A relação é um dos maiores bens, no momento em que o autoconhecimento e a autorresponsabilidade visam o reconhecimento próprio e do outro no autocuidado de si mesmo e dos outros.
**
Equimor – Equipe dos Moradores de Rua (Capela do Divino Espírito Santo)
Trabalho realizado
Desde 2014, o grupo voluntário trabalha com o preparo e distribuição de refeições aos moradores de rua.
*
Horário e dia
Toda segunda-feira, por volta das 15h começa a preparação, para distribuir a partir das 17h.
*Como as pessoas podem ajudar e participar da ação? Qual contato?
Os interessados em ajudar podem contribuir na doação de alimentos, preparo e distribuição. Mais informações com Maria Marlene: 97273-5367 ou na Capela do Divino Espírito Santo, localizada na Rua Comendador Rodolfo Crespi, 529 – Vila Mussolini, em São Bernardo.
*Sobre o 8º Plano de Pastoral
O objetivo é ajudar os irmãos mais necessitados, que estão em situação de rua. Por isso, a iniciativa reforça a prática do itinerário 8, que trata das ações solidárias.