Encontro de gerações marca 50 anos da Paróquia São Vicente de Paulo

Gerações se encontraram e promoveram uma grande confraternização como parte das comemorações de meio século da fundação da Paróquia São Vicente de Paulo, em celebração solene ocorrida na noite de segunda-feira (07/10), no Parque São Vicente, em Mauá. A missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada pelo pároco Pe. William Mariotto Torres.

História viva
Mineira de Paraguaçu, Maria Joaquina de Castilho, 86 anos, chegou com a família em Mauá, em 1969, exatamente no ano de criação da igreja. Filha da paroquiana mais velha da São Vicente de Paulo, Maria Inácia Castilho, 107 anos, e de Emídio Castilho (falecido), a catequista conta o momento mais marcante da comunidade.

“As famílias Lopes e Castilho fundaram a igreja. Quando chegamos aqui tinha umas cinco casas. Era tudo terra, não tinha água, nem luz. Me recordo até hoje da construção do cruzeiro para servir como marco inicial da capela, depois de conseguirmos a doação do terreno. Minhas irmãs Margarida e Conceição foram as primeiras secretárias da paróquia”, revela Maria Joaquina, que acompanhou todos os padres que passaram pelo espaço de oração e fé, ao mesmo tempo que coordenou várias pastorais.

“Acompanhei a formação de vários movimentos, grupos, ministros e, inclusive, a convivência com o Pe. Benjamim (Ros Ibañes), que permaneceu aqui durante 34 anos (1972 a 2006)”, afirma a paroquiana da família de nove irmãos.

A vez da juventude
Nascido neste século e 71 anos mais jovem, Mário Justino, 15 anos, começou a frequentar a igreja por conta de sua mãe, há nove anos, após a celebração do Jubileu de Esmeralda, e desde então segue os caminhos do serviço a Deus e ao povo, como coroinha inicialmente, e cerimoniário, atualmente. Filho de Regiane e Marcos, o adolescente confidencia que a vontade de ser participativo na igreja surgiu após observar as pessoas servindo o altar e auxiliando o padre. Nesse período de atuação, já coleciona momentos inesquecíveis. Ele é grato pela oportunidade na Paróquia São Vicente de Paulo.
“Certa vez na catedral fiz turíbulo (objeto utilizado para incensar durante a celebração), servir com o bispo numa missa de instituição de ministros. Estar dentro da pastoral me proporcionou coisas que eu nunca imaginaria”, conta Mário, cujo irmão Rodrigo foi o coroinha mais novo da igreja. Ele deixa uma mensagem para reflexão. “Não ser igreja apenas dentro da igreja, mas levar a igreja para todas as pessoas.”

Momentos de fé
Dom Pedro relembrou que a paróquia completa o jubileu no mesmo dia de Nossa Senhora do Rosário, simbolizando a importância da fé na vida das pessoas, se espelhando no exemplo de Maria. “A união de vocês mostra que a comunidade está viva! Viva através das pedras que são vocês! Pedras vivas da construção de Deus, como São Pedro chama a comunidade cristã”, reflete o bispo, ao mencionar a relevância do padroeiro para os fiéis.
“É uma longa caminhada e cheia da presença de Deus celebrada nestes 50 anos. Essa presença inspirada em São Vicente de Paulo, esse santo querido no mundo inteiro, porque se dedicou aos pobres e é um sinal fraterno para toda a diocese”, sintetiza.
“Celebrar o jubileu de ouro é celebrar a história e a identidade de uma paróquia”, complementa o pároco Pe. William, após o descerramento da placa comemorativa, ao lado do bispo e dos paroquianos.

Localizada na Rua Vice-Presidente Francisco Silviano Alves Brandão, 88 – Parque São Vicente – Mauá, a paróquia foi criada pelo primeiro bispo da Diocese de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira, no dia 7 de outubro de 1969.

Fotos: Pascom São Vicente de Paulo