O 1º Dia de Nossa Senhora Aparecida a gente não esquece

O Dia de Nossa Senhora Aparecida mobilizou milhares de devotos em toda a Diocese de Santo André. Mas especialmente neste 12 de outubro de 2019 dois locais vivenciaram um momento inesquecível: a primeira comemoração da Padroeira do Brasil, desde a criação do Oratório localizado em Santo André, em julho deste ano, e na recém-instalada Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, no último dia 5 de outubro, em São Bernardo.

Oratório

Situado na Rua Tiradentes, 315, na Vila Dora, em Santo André, próximo aos hospitais Brasil e Mário Covas, e do Shopping ABC, a Capela Nossa Senhora Aparecida doada pela família Thomé Portugal à diocese no início deste ano, se tornou um lugar destinado ao culto divino em favor da Pastoral da Saúde, para celebrações e missas, além de encontros, reuniões e formações, que também ocorrerão em breve no local. Após dois meses do decreto reconhecendo o local como Oratório Nossa Senhora Aparecida, cerca de 150 fiéis participaram da procissão e da missa presidida pelo Pe. Vanderlei Ribeiro, responsável pela administração do espaço, juntamente com a Pastoral da Saúde. A novena em honra a Padroeira do Brasil também foi realizada no local.
Coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde, Maria de Fátima não escondeu a emoção em presenciar pela primeira vez o Dia de Nossa Senhora Aparecida no local.
“Esse Oratório representa muito para nós. É um marco que a Diocese ofertou para nós, enquanto Pastoral da Saúde. E nada melhor do que celebrar a Mãe de Deus, Nossa Senhora Aparecida, neste lugar cheio de graças. É um verdadeiro presente”, avalia a coordenadora, ao afirmar que todo dia 12 serão celebradas missas em louvor a Nossa Senhora Aparecida.

Nova paróquia

Já na Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, que está localizada na Rua Primo Bechelli, 310 – Parque Selecta, em São Bernardo, a devoção também tomou conta da Casa de Deus, com os fiéis participando das celebrações pela Padroeira do Brasil, uma semana após a igreja ser erigida.
“Temos essa alegria de a paróquia ser instalada, pelas bençãos de Maria, nossa padroeira e missionária por excelência, e receber o povo para o Dia de Nossa Senhora Aparecida. É uma celebração que reforça nosso trabalho de conjunto, de evangelização e acolhimento”, destaca o administrador paroquial, Pe. José Aparecido.

Ao longo do dia ocorreram missas, procissões, quermesses e confraternizações em todas as sete cidades do Grande ABC e nas paróquias dedicadas a Nossa Senhora Aparecida.