Encontro aborda dignidade humana e adoção como ato de amor

Com temas relevantes e presentes nos debates da sociedade atual, a Pastoral Familiar da Diocese de Santo André realizou na manhã de sábado (19/10), o VII Encontro para Família com o tema “Em Família Defendemos a Vida”, no auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, no Centro andreense. Após as boas-vindas do casal coordenador Claudenice e Aparecido Gomes Caliari, a representante da Comissão Diocesana em Defesa da Vida, Vera Giroldo, apresentou a primeira palestra do dia: “Adoção, um ato de amor”,
“Adotar é um gesto de amor. E esse tema é muito importante para as famílias no mundo atual. A adoção é o abrir-se ao próximo. O acolher. Via de regra são acolhidas crianças e adolescentes em situação vulnerável. Mas na verdade quem é acolhido é quem dá esse passo para acolher o próximo”, relata Vera.
Depois de um breve intervalo para o café, o seminarista Jorge Luís iniciou a exposição “Dignidade é um Direito Humano”, em que abordou a definição de pessoa, as relações entre família, juventude, espiritualidade e infância com os desafios no amor e cuidado integral, e se utilizou de referências na promoção da dignidade humana como São João Paulo II (Carta Encíclica Evangelium Vitae de 1995), e Santa Dulce dos Pobres (testemunhos).
“Enquanto Igreja, temos que lutar para que a pessoa não perca a dignidade humana e promover o resgate das que mais precisam de nosso auxílio”, exemplifica Jorge.

Próximos encontros
Mais duas atividades estão agendadas pela Pastoral Familiar para as próximas semanas: o Encontro Formativo com o psicólogo Gustavo Trevisan, que apresentará o tema “Equilíbrio Emocional e Estrutura Familiar”, que acontecerá no dia 29 de outubro, às 20h; e a apresentação do conteúdo do curso “Nulidade Matrimonial e Pastoral Judiciária” com o vigário judicial e presidente do Tribunal Eclesiástico da Diocese, Pe. Jean Rafael, no dia 11 de novembro, às 19h45. Ambos encontros ocorrerão no auditório da Cúria.
Saiba como montar uma Pastoral Familiar em sua paróquia e participar das atividades pelos telefones: 95956-0027/ 98633-0017 (falar com os coordenadores Claudenice e Aparecido) ou pelo e-mail: pastoralfamiliar@diocesesa.org.br .