Diocese de Santo André

Padre Beto assume a coordenação da Pastoral Presbiteral

A nova Comissão Diocesana da Pastoral Presbiteral foi eleita na 3ª Reunião Geral do Clero 2019 realizada no dia 22 de agosto. Ela é composta pelo representante dos presbíteros e coordenador, Pe. Roberto Alves Marangon, e pelos membros Pe. Romeu Leite Izidório e Pe. Pedro Teixeira de Jesus.

Nas entrevistas concedidas à reportagem da Diocese de Santo André, Pe. Beto fala dos objetivos e dos desafios da comissão, enquanto Pe Cícero Soares da Silva Neto faz um balanço dos quatro anos à frente da Pastoral Presbiteral. Acompanhe:

Entrevista Pe. Beto

Quais os objetivos da Comissão Diocesana de Pastoral Presbiteral?
A comissão é constituída para cuidar da vida e fraternidade presbiteral. Deve planejar, organizar os encontros referentes à vida do presbítero, tais como o retiro anual, formações permanentes, convivência, momentos de espiritualidade e outras tantas, que se fizerem necessárias para o convívio e edificação da vida do presbítero.
Devemos animar e auxiliar cada presbítero, tendo o cuidado com os mais frágeis ou os que necessitem de uma assistência mais específica. Acompanhar os padres eméritos, tendo especial atenção com os que se encontram debilitados, em virtude de enfermidades. Representar os presbíteros nas instâncias organizativas dentro da diocese e fora dela, em encontros regionais e nacionais.

Ao assumir a coordenação, quais os principais desafios e trabalho a ser realizado em toda a Diocese?
Tendo em vista, o excelente trabalho realizado pela comissão anterior, daremos continuidade e dinamizaremos as iniciativas já organizadas em nossa Diocese. Pretendemos priorizar e cuidar, principalmente dos presbíteros que se encontram em situações delicadas e sofridas, sendo para eles, uma instância de ajuda, discernimento e apoio.
Desejamos visitar, ouvir cada padre. Para isso, pretendemos participar, ao menos uma vez ao ano, da reunião do clero regional, acolhendo os seus apelos e ouvindo as suas sugestões.Frente as necessidades atuais dos nossos presbíteros, estamos idealizando a “Casa do Padre”, local este para hospedagem, convívio, formação, e se necessário, o tratamento dos enfermos e ou idosos. Porém, essa proposta deverá ser bem discernida, com todo o presbitério.
Entendemos que somos uma comissão. Porém, não desejamos trabalhar sozinhos. Contamos com a participação de todos, e é claro de forma especial, das instâncias competentes que nos unem como presbitério, tendo à nossa frente o nosso bispo diocesano, sinal de unidade entre nós. Dirigimos também o nosso apelo aos fiéis, para que nos acompanhem, com as suas orações, nos sustentando em nossas necessidades. Animados pela força da oração e fortificados pela Eucaristia, desejamos caminhar em sintonia com a Igreja, sendo promotores da acolhida e servos na missão.

Entrevista Pe. Cícero

Qual o balanço dos trabalhos realizados na Pastoral Presbiteral?
Nestes quatro anos conseguimos organizar as atividades próprias da Pastoral Presbiteral, como retiros, encontros de formação permanente, com os pais dos padres no Natal, um momento de convivência com o bispo e da fraternidade presbiteral. A pedido de Dom Pedro, acompanhei algumas questões da pastoral, as realidades dos padres, enfermos e eméritos, juntamente com os vigários regionais nas regiões próprias. Participei de dois encontros nacionais de presbíteros, em 2016 e 2018, respectivamente sobre a vida do presbítero e o cuidado de si mesmo, além dos encontros no estado de São Paulo, do Regional Sul 1 da CNBB e da Região SP II.

E o legado que fica para a nova Comissão Diocesana?
Realizamos encontro do bispo com os sacerdotes, por faixa etária, e participamos ativamente do conselho presbiteral, ajudando com os outros membros nas demandas da Diocese de Santo André. Se pudesse resumir em duas palavras foram momentos de encontro e de trabalho que fizeram a Diocese de Santo André crescer nas ações em todas as regiões pastorais, juntamente com o Sínodo Diocesano, um grande marco, o qual estamos vivenciando esse tempo de Acolhida e Missão. 

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO