Seminaristas recebem ministérios de leitor e acólito

Quatro seminaristas de Teologia da Diocese de Santo André darão mais um passo importante no caminho formativo rumo ao sacerdócio: três deles receberão os ministérios do leitorato e acolitato, e um será admitido às ordens sacras, na próxima sexta-feira (1º/11), às 19h30, em missa que será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Paróquia Nossa Senhora das Graças (Rua Guerra Junqueiro, 201 – Vila Humaitá, em Santo André).

“Dos quatro seminaristas que atualmente compõem a comunidade da Casa de Teologia, um será admitido e os outros três instituídos nos ministérios de leitor e do acolitato, de acordo com o período da formação. Quem faz a acolhida e instituição é sempre o bispo diocesano, primeiro responsável pela formação dos seminaristas e futuro ordenante dos mesmos”, explica o Reitor do Seminário de Teologia, Pe. José Aparecido Cassiano.
Admissão
O seminarista Douglas Colácio será admitido como candidato às Ordens Sacras, onde o seminarista é oficialmente aceito pela Igreja como candidato para o ministério presbiteral. “Isso equivale dizer que o mesmo passa para um momento muito mais sério de sua formação e terá ainda mais a obrigação de configurar o seu coração ao Coração de Cristo, pastor supremo”, cita Pe. Cassiano.
Leitor

Já os seminaristas Cauê Ribeiro Fogaça e Jorge Luis Gomes Bonfim, ambos do 2º ano, receberão o ministério de leitor e se tornarão leitores oficiais das Sagradas Escrituras na liturgia, recebendo assim a função de anunciar e ensinar as Escrituras, pela pregação, vida e oração. “Aqueles que já foram admitidos como candidatos às ordens sacras irão com esse ministério, além de tornarem-se leitores instituídos da Palavra na assembleia orante, deverão crescer no contato cotidiano com a Palavra, para que sempre mais anunciem e vivam a Boa Notícia de Jesus Cristo”, salienta o reitor.

Acólito
Por outro lado, o acolitato será concedido ao seminarista Eduardo Coelho Lima, do 3º ano, e torna o ministro responsável por algumas funções na liturgia. “É o que está mais perto de ser ordenado presbítero e tornar-se servidor do Povo de Deus, principalmente oferecendo no altar o sacrifício Eucarístico. Sendo assim, com os olhos fixos no altar do Senhor, deverá aprender com Cristo a doar-se inteiramente como oferenda agradável a Deus, no serviço incansável pelo Reino”, elucida Pe. Cassiano.

A alegria de Dom Pedro, formadores, formandos e familiares estará mais completa com a presença dos irmãos nessa Santa Missa. Todos são convidados! Além dessa presença, a equipe formativa da Diocese de Santo André conta com a oração de todos pelos seminaristas e formadores de nossa diocese.