Diocese de Santo André

Cerca de mil fiéis celebram 63 anos da Legião de Maria na Diocese

Com a presença de aproximadamente mil legionárias e legionários de diversas paróquias da Diocese de Santo André, a Legião de Maria realizou na tarde de domingo (20/10), o Encontro Diocesano “Unidos em Missão – Rumo aos 100 anos”, na Paróquia Santo Antônio, na Vila Alpina, na cidade andreense. A meditação do rosário e a Santa Missa integraram as comemorações dos 98 anos de fundação do movimento mariano, na Irlanda, e dos 63 anos de presença na Diocese de Santo André.

Além da procissão de entrada com os estandartes empunhados pelos representantes de cada Praesidium, outro momento esperado foi a coroação de Nossa Senhora protagonizada pelas crianças, que sempre emociona a todos os presentes e encerra o encontro.
“A Legião de Maria ajuda a continuar e firmar a nossa fé, ao invocar Nossa Senhora a primeira na fé, a primeira que aderiu a Jesus e que entregou toda a sua vida nas suas mãos. E Ele foi dirigindo a sua vida. Vamos reforçar o nosso desejo de perseverar e pedir que o Senhor aumente a nossa fé”, disse Dom Pedro, durante a celebração, antes de rezar o Catena Legionis com os legionários.
*

Ação sem fronteiras
“Saiamos adiante como os apóstolos do cenáculo no dia de Pentecostes, anunciando Jesus Cristo, o Reino de Deus. Não desanimem. Abram o coração e os braços para acolher, com um trabalho sem fronteiras. Essa deve ser a nossa missão”, salienta o diretor espiritual da Legião de Maria na Diocese de Santo André, Pe. José Ailton Teixeira, ao entoar o hino da legião e relembrar que o movimento mariano na diocese é um dos primeiros a surgir no Brasil.
*

Base da vida
Participante desde abril de 2019 como legionária na Paróquia São João Batista (SBC – Rudge Ramos), a funcionária pública Maria Lúcia de Novaes, 51 anos, diz que é uma benção receber a imagem de Maria peregrina na região. “É maravilhoso. Participar da Legião de Maria fez eu frequentar mais a igreja. A palavra de Deus é muito importante em nossas vidas. Ela orienta, conduz. Sem o amor de Deus, o ser humano não é nada. O amor é a base de tudo”, constata. Da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Santo André – Utinga), a dona de casa Sueli Donato Oliveira, 46 anos, complementa que esse momento representa “primeiramente o amor de Deus e Maria passando na frente de todas as nossas dificuldades e pregando a fraternidade diariamente.”
*

Legado
Integrante da Legião de Maria desde a década de 1960, o casal Pedro Pereti Marinelli, 75 anos, e Maria Inês Pereti Marinelli, 70 anos, praticamente vivenciaram o início da caminhada legionária na diocese, primeiramente na Igreja Matriz de Mauá, e atualmente na Paróquia São José, na mesma cidade. “Me recordo do Dom Jorge (Marcos de Oliveira, primeiro bispo da Diocese) e da Dona Lurdinha (Lurdes Antunes, falecida), que era da Igreja Matriz de Santo André e fundaram a Legião de Maria em nossa diocese, juntamente com algumas pessoas que vieram de Dublin”, recorda Maria Inês. “A presença da legião é benéfica, pois vai de encontro com as pessoas. Esse é o nosso carisma. A santificação pessoal, através da oração e do trabalho apostólico”, explica Pedro.

Informações sobre como participar da Legião de Maria ou montar um grupo em sua paróquia no telefone: 94970-5533 (coordenadora Maria das Dores) ou envie e-mail: legiaodemaria@diocesesa.org.br .

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba