O Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) é comemorado anualmente em 29 de outubro. Essa data tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral. Entre os países da América Latina e do Caribe, o Brasil ocupa a quarta posição na taxa de mortalidade por conta do AVC. São cerca de 100 mil mortes por ano. No mundo inteiro, a cada 6 segundos, pelo menos uma pessoa morre vítima do acidente vascular cerebral.
Diante desses dados preocupantes, vamos conhecer os métodos de prevenção e o que significa um AVC. O acidente vascular cerebral acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Neste caso, é de suma importância a rapidez no diagnóstico e o tratamento do AVC para maiores chances de recuperação completa.
Tipos de AVC
Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes: o AVC isquêmico (que ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo), sendo o mais comum e representando 85% dos casos; e o AVC hemorrágico (que ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge), responsável por 15% dos casos.
Sintomas
Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são:
- fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
- confusão mental;
- alteração da fala ou compreensão;
- alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
- alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
- dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
Caso apareça alguns destes sintomas, procure imediatamente um médico.
Prevenção
Muitos fatores de risco contribuem para o aparecimento de um AVC e de outras doenças crônicas, como câncer e diabetes. Porém, adotar hábitos saudáveis contribuem para evitar essas doenças.
- Não fumar;
- Não consumir álcool;
- Não fazer uso de drogas ilícitas;
- Manter alimentação saudável;
- Manter o peso ideal;
- Beber bastante água;
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Manter a pressão sob controle;
- Manter a glicose sob controle.
*Com informações do Ministério da Saúde