Diocese de Santo André

Semana de Liturgia destaca importância do Ano Litúrgico

A abertura da Semana Diocesana de Liturgia 2019 aconteceu na noite de segunda-feira (21/10), simultaneamente em cinco locais da Diocese de Santo André. O tema “Ano Litúrgico” foi abordado em uma das sedes, no Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, na Cúria Diocesana, no Centro da cidade andreense. O espaço recebeu coordenadores e membros das equipes de liturgia das paróquias das regiões Santo André Centro e Leste. O vice-chanceler da Cúria e pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, Pe. Vinícius Ferreira Afonso, proferiu a palestra aos participantes.
“O Ano Litúrgico não é simplesmente uma marcação de tempo cronológica, mas uma atualização do tempo da Graça de Deus. Cada vez que nós enquanto comunidade, por mais simples que seja, celebramos em sintonia com o mistério pascal, que é desdobrado ao longo do ano litúrgico, atualizamos também o mistério da salvação. Cristo fica presente de forma sacramental em nossa igreja”, explica o sacerdote.

Mistério da salvação
Pe. Vinícius ressalta que vivenciar o Ano Litúrgico é uma oportunidade única que Deus nos concede para que o mistério da salvação ocorra de maneira concreta em nossas vidas. “Que cada vez mais as nossas celebrações sejam elaboradas, mas também vividas com intensidade, permeadas pela meditação e oração comunitária para partilhar a Palavra de Deus e preparar a liturgia, acompanhando os cantos, a leitura, a pregação litúrgica, os gestos vividos com sobriedade, afastando qualquer interpretação teatral ou rotineira”, destaca.
*

Formação aprofundada
Representando a Paróquia Santa Rita de Cássia (Santo André – Centro),

Maria Cristina Cunha, 61 anos, que trabalha na área do marketing, acredita que a Semana de Liturgia proporciona uma formação mais aprofundada sobre o ano litúrgico e a preparação do ser humano para a salvação. “Em cada momento promove um despertar, uma possibilidade de se encontrar, de reconhecer Deus na sua vida, de colocar Deus no seu dia a dia. E isso acontece também diante de uma boa preparação litúrgica. Promover a evangelização e tocar o coração das pessoas”, sintetiza.

Importância dos tempos
Da Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos (Santo André – Leste), Jorge Souza Santos, 55 anos, que trabalha como modelista de confecção, diz que o Ano Litúrgico é sempre uma preparação para viver e contemplar o Cristo que vem para nos salvar ao longo da história. “A importância dos tempos, tal qual o advento, uma preparação forte, para o Cristo que vem. O tempo da Páscoa e a Ressurreição de Jesus, o tempo principal da igreja, que nos dá aquela conscientização de ser cristão, o cristo que vem para sofrer, viver e ressuscitar para a nossa salvação”, frisa.

Programação
Os encontros prosseguem até a próxima sexta-feira (25/10), das 19h30 às 21h30, em cinco locais simultaneamente: Auditório da Cúria Diocesana; Paróquia Santa Maria Goretti, em Santo André; Igreja Matriz de Mauá – Paróquia Imaculada Conceição; Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema; e Igreja Matriz de São Bernardo – Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”