Papa Francisco: resgatar a dignidade dos prediletos de Deus

“Não amemos com palavras, mas com obras” (1 Jo 3,18). Esse foi o tema da 1ª edição do Dia Mundial dos Pobres, realizado no ano de 2017. Essa data foi instituída pelo Papa Francisco no final do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, vivido pela Igreja nos anos de 2015 e 2016, assim sendo celebrada no penúltimo domingo do Ano Litúrgico. Em 2019, o Santo Padre vai presidir a celebração eucarística pelo III Dia Mundial dos Pobres no dia 17 de novembro, às 6h (horário de Brasília), na Basílica de São Pedro, com a participação de milhares deles.

Mais do que isso, esse dia surgiu como uma profunda reflexão sobre como atuamos na sociedade em prol da igualdade de direitos, da dignidade, do amor e da solidariedade, ou seja, da prática da doação ao próximo. É um data celebrativa para acolhermos os prediletos de Deus, mas será que praticamos essas condutas no dia a dia ou apenas numa data específica?

“Intuí que, como mais um sinal concreto, deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres. Será a mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que Se identificou com os mais pequenos e os pobres e nos há de julgar sobre as obras de misericórdia (cf. Mt 25, 31-46)”, diz o fim da carta do Papa Francisco, ao inaugurar a iniciativa em todo o mundo.

E o sumo pontífice prossegue na inspiração para viver da melhor maneira o Dia Mundial dos Pobres.
“Este Dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade. Deus criou o céu e a terra para todos; foram os homens que, infelizmente, ergueram fronteiras, muros e recintos, traindo o dom originário destinado à humanidade sem qualquer exclusão.” A 2ª edição teve como tema “Este pobre clama e o Senhor o escuta” (Sal 34, 7).

Na Diocese

A Diocese de Santo André está a todo vapor nas mobilizações das ações para o 3º Dia Mundial dos Pobres, a ser realizado no dia 17 de novembro (domingo). E desta vez, numa iniciativa inédita, acontecerá nas regiões pastorais por 12 horas consecutivas, começando às 6h e terminando às 18h. O tema deste ano é “A Esperança dos Pobres Jamais se Frustrará”.

E você pode ajudar e participar desta data, por meio do trabalho voluntário ou doações de alimentos, produtos de higiene, roupas, etc. Veja a relação das sedes e contatos abaixo em sua região pastoral e contribua com essa ação em prol dos prediletos de Deus:

Em Santo André, na Catedral Nossa Senhora do Carmo: 4436-7988.

Em São Bernardo, na Paróquia São João Batista: 4368-5026; na Paróquia Sagrada Família: 4109-3666; e na Igreja Matriz Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem: 4330-5227.

Em Mauá, na Praça da Bíblia: informações com Ronaldo 97289-4014.

Em Ribeirão Pires-Rio Grande da Serra, no Complexo Ayrton Senna: informações com Inacia 99709-8914.

Em São Caetano, na Igreja Matriz Sagrada Família: 4224-2587.

E em Diadema, procure a paróquia de seu bairro para contribuir com doações.