CEBs por uma igreja missionária na defesa dos direitos do povo

Com o tema “Políticas Públicas e Juventude” e o lema “Vida Digna para Todos”, o Encontro Interdiocesano das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) de 2019 reuniu cerca de 400 pessoas das oito dioceses que compõem a Sub-Região Pastoral SP II (Santo André, Guarulhos, Osasco, Santos, Campo Limpo, Mogi das Cruzes, São Miguel Paulista e Santo Amaro).
A Diocese de Santo André sediou as atividades, que aconteceram durante o domingo (10/11), na Emeief Machado de Assis, no Parque Miami, na cidade andreense.

Entre os principais assuntos debatidos, a luta pela redução da desigualdade social, a defesa dos direitos, acesso aos serviços públicos, a promoção de políticas públicas que contemplem a população, principalmente nas regiões periféricas, e empregos para os jovens.
O bispo emérito da Diocese de Blumenau (SC), Dom Angélico Sândalo Bernardino, 86 anos, atendeu gentilmente o convite para celebrar a Santa Missa de encerramento do encontro, que foi concelebrada pelo anfitrião e pároco da Nossa Senhora de Guadalupe, Pe. Cícero Soares; pelo assessor diocesano das CEBs, Pe. Ângelo Belloso; bem como padres das outras dioceses. Dom Angélico fez uma breve avaliação sobre os desafios na sociedade atual, disse que é preciso assumir compromisso com Jesus para anunciar a Boa Nova a todos e colocar em prática a mensagem de amar o próximo.

“Meus irmãos e minhas irmãs das CEBs, que vocês continuem a ser Igreja, pequenas comunidades. As paróquias são comunidades de comunidades. Não adianta ficarmos apenas no templo. O querido Papa Francisco diz: ‘Vamos ser uma Igreja em saída, uma igreja missionária que vai as periferias humanas e geográficas’. E sejamos esse vigor de paróquias que se renovam. Vocês são discípulos missionários de Cristo. Vamos multiplicar as pequenas comunidades e valorizar as nossas famílias” De acordo com Dom Angélico, o Estado e União devem empregar melhor os recursos para que todos tenham direito à habitação, saúde, educação, transporte público, acessibilidade, cultura, esportes, entre outras áreas. “Que esse encontro das CEBs nos traga um novo entusiasmo, uma nova arrancada para que as CEBs marque cada vez mais presença na igreja no Brasil e levem a mensagem que é Pai Nosso que estais nos céus, mas que é preciso que nós arregacemos as mangas e trabalhemos unidos para que toda família tenha residência, para que todo trabalhador tenha trabalho e um salário digno, para que não haja violência e ódio. Numa palavra, os bens que o Pai destinou para toda a humanidade, sejam utilizados por seus filhos e suas filhas”,

Palestras e Dinâmicas
Na quadra da escola decorada com o trem das CEBs, faixas de pastorais sociais, da Campanha da Fraternidade e do Mês Missionário Extraordinário (ocorrido em outubro), no período da manhã, os palestrantes Pe. Nelito Dornelas (da equipe ampliada das CEBs no Brasil e da Diocese de Governador Valadares-MG) e Magda Melo (assessora da Regional Leste 2 das CEBs – Minas Gerais e Espírito Santo – e articuladora das pastorais sociais na Diocese de Uberlândia-MG) realizaram uma exposição sobre a preocupação da Igreja em relação aos estudos e documentos, principalmente baseados na Campanha da Fraternidade e das Diretrizes da Ação Evangelizadora, e os desafios para que a juventude seja protagonista, através da inclusão social.
“Nosso desejo é que através desse encontro, as nossas comunidades sejam reforçadas, fundamentem-se cada vez mais na Palavra de Deus e possa dela tirar luz e força para inspirar ações coletivas a favor da juventude, sobretudo, e políticas pública includentes”, projeta Pe. Nelito. “Os resultados que esperamos desse encontro é que todos possam ser revitalizados, motivados e resgate esse comprometimento, essa luz de levar adiante tudo aquilo que é preciso e resgatar aquilo que está sendo retirado”, destaca Magda.Durante a tarde, os participantes se dividiram em 20 grupos e apresentaram avaliações sobre os temas, por meio de leituras, apresentações teatrais e musicais.

Sede em 2020

Antes do final da celebração, o assessor das CEBs na Sub-Região SP II, Pe. Felix Manoel, agradeceu a acolhida da Diocese de Santo André e anunciou a Diocese de Mogi das Cruzes como sede do Encontro Interdiocesano das CEBs em 2020, que acontecerá no dia 15 de novembro.