Veja os principais destaques da última Reunião do Clero de 2019

Bispo, padres e diáconos da Diocese de Santo André participaram do quarto e último encontro no ano, a fim de acompanharem iniciativas das dimensões da Igreja

A Diocese de Santo André realizou na manhã de quinta-feira (14/11), a quarta e última Reunião Geral do Clero de 2019, no auditório da Sociedade São Miguel, na cidade andreense. O encontro contou com a presença do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e cerca de 160 pessoas, entre padres, diáconos e seminaristas do Grande ABC.

Entre os vários assuntos debatidos durante o encontro, Dom Pedro reforçou a convocação para a Festa do Padroeiro da Diocese no dia 30 de novembro;  destacou a elaboração da Novena de Natal, que ocorrerá na segunda quinzena de dezembro, conclamando os sacerdotes para que divulguem nas paróquias e convidem os fiéis a participarem deste momento; e a alegria da beatificação de um padre diocesano, Pe. Donizetti Tavares de Lima, que acontecerá no dia 23 de novembro, em Tambaú, no interior de São Paulo, e que representa a maioria dos padres dedicados ao serviço pastoral e, principalmente, aos mais pobres.

Antes do almoço de confraternização, os seminaristas das três casas de formação da Diocese de Santo André (Teologia, Filosofia e Propedêutico) foram apresentados ao clero diocesano.

“Vamos rezar pela intenção desses jovens que sentindo o chamado de Deus dispõem a seguirem o caminho que todos nós já estamos trilhando. Deus permita que eles possam nos suceder ao longo do tempo da nossa Igreja, nesse trabalho, nesse serviço pastoral”, salienta Dom Pedro.

Dimensão Econômica

O vigário episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery, destacou o primeiro assunto tratado na reunião, com a apresentação do novo sistema de gestão paroquial, o chamado Eclesial, a ser implantado no próximo ano.

Já o ecônomo diocesano, Pe. Alex Sandro, expôs as informações para os presbíteros sobre o diretório administrativo econômico e financeiro da Diocese, entre outros assuntos desta área.

Dimensão Presbiteral

O clero diocesano promoveu a eleição dos dois padres para a composição do Conselho Fiscal do Caixa Comum dos Presbíteros, sendo escolhidos Pe. Cláudio Tafarelo (coordenador da Região Pastoral Mauá e pároco da Igreja Matriz – Paróquia Imaculada Conceição) e Pe. Adriano Pereira da Silva (pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, em São Bernardo).

Nesta dimensão também foram divulgadas as datas do Natal dos Pais dos Padres – que será realizado no dia 18 de dezembro, na Paróquia São José, em São Bernardo –, e o Almoço de Natal dos Padres – que acontecerá no dia 27 do mesmo mês, na Casa de Retiro da Paróquia Santa Maria, em São Bernardo – ambos encontros com a presença de Dom Pedro.

Dimensão Pastoral

Assessor da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves Costa realizou uma breve apresentação sobre as atividades do Ano Vocacional, que terá sua abertura no dia 1º de dezembro em nossa diocese; Pe. Joel Nery divulgou os locais e incentivou a participação de todas as regiões no III Dia Mundial dos Pobres, que acontecerá no dia 17 deste mês; coordenador do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), Pe. Ryan Holke destacou o trabalho realizado no Mês Missionário Extraordinário, ocorrido em outubro, e um balanço das missões nas dez regiões pastorais, por meio da veiculação de um vídeo.

Pe. Joel também destacou a escolha da imagem de Santo André, a fim de que todas as paróquias possam tê-la em suas igrejas, com o objetivo de incentivar a devoção ao padroeiro da diocese.

Confira alguns comunicados:

– Anúncio da criação do Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André e a nomeação de Pe. Ryan como futuro vigário episcopal para Caridade, que acontecerão no dia 30 de novembro, durante a Solenidade de Santo André;

– Pe. Osvy José Guilarte será o novo assessor diocesano do COMIDI;

– Missão dos Seminaristas na Região Mauá, que ocorrerá entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro;

– Criação da Paróquia Maria Imaculada, na Região Utinga, no dia  8 de dezembro e sua instalação no dia 22 do mesmo mês;

– Motivação para as inscrições dos futuros alunos da Escola Diocesana de Teologia; as vagas estão abertas até novembro, mas podem ser prorrogadas até o início do próximo ano;

– Mobilização para participação de toda a Diocese na Solenidade do Padroeiro Santo André, no dia 30 de novembro, às 16h, na Igreja Matriz de Santo André