Avança debate sobre o Diretório da Iniciação à Vida Cristã

A Assembleia Diocesana da Catequese reuniu catequistas de todas as dez regiões pastorais no sábado (23/11), para debater assuntos como o Diretório Diocesano da Iniciação à Vida Cristã e os rumos da ação evangelizadora para o ano de 2020. O encontro aconteceu no salão da Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro de São Bernardo.

Organizada pela Comissão para Animação Bíblico-Catequética no Grande ABC, a assembleia cumpriu as etapas “Ver, Iluminar, Agir, Avaliar e Celebrar”, com momentos de interação em grupos e exposição dos resumos das reflexões.

Diretrizes da Ação Evangelizadora

De acordo com o casal coordenador diocesano da Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo, Carlos e Eliane Martinez, a primeira palestra contou com a presença do vigário episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery, que  falou aos catequistas sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (2019-2023), que devem orientar a ação evangelizadora em todas as dioceses do Brasil. “O nosso 8º Plano Diocesano de Pastoral, fruto do Sínodo que realizamos, está intimamente ligado às DGAEB. O resultado do nosso Sínodo nos fala da importância de sermos acolhedores e de estarmos em estado permanente de missão, está em sintonia com as DGAEB que nos pede para sermos comunidades eclesiais missionárias”, explica.

“Esta “coincidência” aconteceu certamente por obra do Espírito Santo. É Jesus que nos acolhe e nos envia para vivermos nossa ação evangelizadora. As DGAEB se constroem numa imagem de uma casa, que nos mostra o duplo movimento: a casa que é lugar de entrada e de saída. Casa, Igreja construção de Deus que chamamos de comunidades eclesiais missionárias, que é sustentada por quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária”, complementa o casal Carlos e Eliane.

Iniciação à Vida Cristã
Logo após, o coordenador geral da Comissão Diocesana da Pastoral Catequética, Pe. Eduardo Calando, mostrou que temos uma necessidade, que para nós Igreja, é um desafio, o de superar o individualismo das pastorais, e passarmos a interagir umas com as outras. Sobretudo entre os setores da catequese, esses devem ser interligados. Segundo informações de Carlos e Eliane, para termos uma pastoral orgânica, temos que ver as coisas por inteiro para saber do que se trata. “Pe. Eduardo citou Paulo na 1ª Cor 12, 14-20 onde este compara a Igreja a um corpo em que todos os órgãos devem estar a serviço do conjunto. Por isso a importância da Iniciação a Vida Cristã nas Paróquias”, elucida.

Diretório Diocesano
Depois das orientações e reflexões em grupos, com a participação dos representantes de todas as Paróquias e de todos os setores da catequese, na assembleia foram elencados vários pontos importantes para compor o Diretório Diocesano da Iniciação à Vida Cristã. “O Pe Eduardo salientou que durante o ano de 2020 após redação do texto mártir que será enviado a todas as Paróquias para que os catequistas e o clero possam fazer as emendas que forem necessárias, passando pela aprovação do Vigário Episcopal para a Pastoral e pelo Bispo Diocesano”, revela Carlos e Eliane. Já o casal coordenador dos catequistas do batismo de Rio Grande da Serra, Silvana e João, enfatizou a importância do trabalho em grupo por região, onde cada um levantou suas próprias dificuldades, bem como os pontos positivos do trabalho catequético desenvolvido.
“Outro ponto alto foi a participação de todas as regiões na elaboração prévia do diretório catequético diocesano, propondo ideias baseadas em suas próprias realidades catequéticas”, frisa.