Cerca de 120 estudantes participaram na manhã de sábado (02/11), do Curso Preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), promovido pela Diocese de Santo André, por meio da Pastoral da Educação, pelo terceiro ano consecutivo, no Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, na Cúria Diocesana, no Centro da cidade andreense.
Os alunos participaram do aulão gratuito, que num primeiro momento contou com a exposição da professora de Língua Portuguesa, Bruna Rodrigues (Colégio Objetivo), que trabalhou Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, de forma especial a cartilha da redação do Enem, pautado em cinco competências, que equivalem a mil pontos. Todos receberam uma folha com redação nota mil de modelo como orientação, desde as normas gramaticais aos vícios de linguagem.
Na segunda parte do curso, o professor de Matemática, Luciano Motizuki, (Liceu Jardim e Externato Santo Antônio), apresentou o conteúdo sobre Matemática, Ciências e suas Tecnologias. Os alunos receberam uma folha com sete exercícios das últimas provas do Enem, resolvendo questões e tirando dúvidas.
Avaliação
“Acredito que mais de 80% de presença são de alunos da escola pública. Esse curso tem essa finalidade. Como o tema da Campanha da Fraternidade é baseado no debate sobre políticas públicas, é um direito constitucional de todos terem uma educação de qualidade. E como sabemos o Enem é a porta para entrar no ensino superior. Então, foi um momento proveitoso e o saldo positivo”, avalia o coordenador da Pastoral da Educação, Renan Evangelista, que destacou o trabalho em conjunto com a Pastoral da Comunicação e a projeção do curso do próximo ano ocorrer em mais dias.
Ao final do encontro, uma mensagem do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, foi veiculada abençoando os alunos e alunas que participam das provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Aprovação
Prestando pela terceira vez o Enem, a auxiliar de enfermagem, Giovana Rodrigues Serpa, 24 anos, pretende seguir carreira na área. “Muito importante estar aqui para relembrar do conteúdo. As explicações e esclarecimentos nos ajudam perto da realização da prova, principalmente da redação”, analisa a paroquiana da Capela Imaculada Conceição da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São Bernardo.
Por outro lado, Fernando das Graças de Paula prestará o Enem pela primeira vez. Ele trabalha na área de prevenção de perdas em supermercado e quer se preparar para o concurso público para GCM (Guarda Civil Municipal). “Espero que essa iniciativa continue no próximo ano. É fundamental para muitos alunos. Me ajudou bastante em matemática”, revela o frequentador da Capela Santa Luzia da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Mauá.