Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: respeito e inclusão

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Para refletir sobre esta data, uma história interessante é a dos ouriços, que para evitar a morte na era glacial, perceberam que teriam que ficar sempre juntos. Porém, ao se aproximarem uns dos outros, seus espinhos machucavam os colegas, e eles se afastaram novamente. Ao afastarem-se, eles começaram a morrer de frio. Então, descobriram que era importante se aproximarem e aceitarem as cicatrizes dos espinhos dos outros.

Igualmente vivemos em um mundo que busca a aparente perfeição e o sucesso, e que muitas vezes acaba por excluir as pessoas com deficiência como sendo um peso, ou ouriço cheio de espinhos. Precisamos entender que todos nós temos os nossos espinhos que machucam e incomodam, todos temos as nossas deficiências e necessidades. Algum tem uma deficiência ou limitação física, outros uma deficiência ou limitação visual. Há os que são saudáveis, mas tem uma deficiência financeira, outros que tem uma deficiência de carinho ou de ser misericordioso.

Quando somos capazes de perceber que todos nós temos alguma deficiência em nossas vidas e que todos têm algo a contribuir para nosso crescimento, passamos a ver a verdadeira face de Cristo nas pessoas com Deficiência.

Eles não são coitadinhos ou incapazes, nem vitoriosos e supremos por superar suas limitações, são pessoas normais, com barreiras a vencer, mas com capacidades e sentimentos que precisam ser respeitados.

E nossa Igreja Católica nos pede que, não somente no Dia da Pessoa com Deficiência, mas que todos os dias, acolhamos as pessoas, cuidemos uns dos outros, como Cristo cuidou de seus amigos.

*Por Equipe Diocesana do Setor Inclusão