Assembleia da Pastoral da Criança encaminha nova coordenação

Com o tema “Missão é Servir”, a Assembleia Eletiva Diocesana da Pastoral da Criança aconteceu no sábado e domingo (30/11 e 1º/12) e definiu que a nova coordenação será ratificada pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, até o dia 11 de dezembro deste ano. Os dois dias de encontro aconteceram na Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema.

A apresentação dos candidatos à lista tríplice para Coordenação Diocesana, Conselho Econômico e Suplência Diocesana ocorreu no segundo dia. A votação indicou as votadas para a lista: Maria Alice Lucchini, Inez Foti e Rosana Nascimento; Suplência: Cristiane Maria Pires. Dom Pedro deve ratificar o nome da nova coordenadora diocesana da Pastoral da Criança até a próxima semana. O mandato da nova coordenação terá início em julho de 2020, quando se encerra o mandato da atual gestão. A coordenadora diocesana Maria Gomes Coelho avaliou positivamente o fim de semana de atividades. “Acolhemos a nova equipe Diocesana. Grata a todos e a todas que se esforçaram para que a assembleia fosse realizada com sucesso. Que as bençãos do Senhor derramem sobre cada um dos missionários escolhidos e enviados a servir”, frisa.

Assembleia Eletiva – 1º Dia

Maria Gomes destacou que as atividades tiveram início com o acolhimento das paróquias feito pela suplente Maria Alice e pela equipe diocesana. Toda a oração foi conduzida a partir do tema da assembleia, desde o lavar as mãos a receber um avental se colocando a serviço da missão. Algumas passagens bíblicas foram proclamadas e refletidas. Uma delas foi o Evangelho (Jo 13,5), cujo texto medita sobre lavar os pés dos discípulos. Após a oração, a coordenadora de Núcleo, Elizabete Sorvillo Alves, fez a leitura do regimento interno da Pastoral da Criança, a fim de que todos pudessem compreender o objetivo da assembleia eletiva. Em seguida, a coordenadora de Missão e Gestão, Marisa Prieto, apresentou os relatórios com os avanços e desafios ocorridos durante o ano de 2019. Também foi realizada a formação do App Visita com a integrante da coordenação, Maria Alice.

A professora Keli Cristina de Oliveira Cintra promoveu uma dinâmica de interação para o trabalho do desenvolvimento infantil da criança. Já a Campanha Zero Violência, 100% Ternura foi apresentada pela coordenadora diocesana Maria Gomes e Dilva, que será vivenciada em toda a Diocese, em 2020. Ainda será apresentada ao bispo diocesano para ser assinada e começar a ação no próximo ano.

Assembleia Eletiva – 2º Dia
A celebração eucarística presidida pelo pároco da Paróquia Bom Jesus De Piraporinha, Pe. Roberto Alves Marangon, o Pe. Beto, inaugurou as atividades do segundo dia. A coordenadora estadual da Pastoral da Criança, Eunice Gomes, também esteve presente. No período manhã, o Conselho Econômico apresentou a planilha com o balanço financeiro, aprovada por todos da assembleia.
No período da tarde, o assessor diocesano da Pastoral da Criança, Pe. Rudnei Sertório, conduziu formação bíblica sobre a conversão de Paulo e sua missão, ao frisar a importância da tomada de consciência para a vocação missionária. Enfrentar os desafios do dia é necessário para quem é missionário.
A Assembleia Eletiva foi encerrada com agradecimentos a Deus por tantos frutos em 2019 e a todos os coordenadores paroquiais que contribuíram com seu serviço aos irmãos e de acolhida aos mais novos.