Dom Pedro: “Casa de Assis é uma obra da providência de Deus”

Espiritualidade para enfrentar os desafios e a Palavra de Deus para alimentar os corações dos irmãos. Realizada na noite de sábado (14/12), a missa presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, concelebrada pelo diácono Franco Chippari e pelo secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves de Lima, trouxe conforto e luz aos voluntários e 37 moradores da Fraternidade Casa de Assis (Casa de Betânia), localizada na Vila Pires, em Santo André.

A menos de duas semanas para a Solenidade de Natal, Dom Pedro destacou que a grande esperança será anunciada pelo anjo aos pastores: “Nasceu hoje o Salvador. E os anjos cantavam: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade. Eu creio que todos nós aqui somos pessoas de boa vontade. Boa vontade de servir a Deus, de fazer o bem, de colaborar com essa obra realizada, de libertação desses irmãos, da dependência. Então, a promessa de Deus vai se cumprindo na humanidade, não com coisas grandiosas, como disse Jesus, mas com aquelas pequenas sementes que depois Deus faz frutificar de forma misteriosa”, reflete. O bispo aproveitou para valorizar a importância da Casa de Assis como obra de Deus, de confirmar os irmãos na fé, uma fé que age pela caridade. “Porque a fé verdadeira não é aquela fé morta, que só fala, mas não age. Então, a fé age pela caridade, como diz o próprio apostolo Tiago”, comenta.

Vicariato para Caridade

Antes do final da celebração, Dom Pedro recordou a criação do Vicariato Episcopal para Caridade Social, fruto do Sínodo Diocesano, que tem como objetivo reunir e mapear as obras sociais voltadas para atender os mais necessitados na sociedade.”Essa casa é uma obra da providência de Deus com a ajuda de todos, mas sobretudo pela generosidade dos irmãos, pela escolha de vida, de se consagrar aos serviços de Jesus. Sinaliza na Igreja, aquilo que o Papa Francisco tanto fala, de uma igreja pobre para os pobres, com o coração voltado para ajudar os irmãos necessitados em todas as periferias existenciais e materiais”, destaca.

Carinho pela obra

Fundador da organização religiosa Casa Fraternidade Assis, irmão Reinaldo Fernandes Leite estava em missão no Chile e fez questão de retornar a tempo de participar da Santa Missa.
“Quero agradecer o olhar de Dom Pedro para conosco, com essa comunidade, para com os pobres. Quando chegou aqui nos acolheu com muito carinho e zelo. E também agradeceu cada um de vocês que colaboram com essa fraternidade. Sem a ajuda de vocês, essa fraternidade não continuaria nem mais um dia”, atesta.
Prestes a completar 11 anos de fraternidade em janeiro de 2020, o guardião da casa, irmão Adilson Pereira Lopes, estava visivelmente emocionado com o momento de união proporcionado pela celebração. “Essa semana foi difícil. Uma correria. Mas quero agradecer a todos vocês. Se tudo isso está acontecendo é porque Deus assim o quis. Fazer parte da fraternidade e integrar a luta diária. Deus abençoe a todos”, descreve Adilson, que conta com a colaboração dos irmãos Filipe e Eduardo na administração da casa.

Reencontrar a dignidade

O engenheiro mecânico Samir de Lima Rodrigues, 38 anos, retornou há três semanas para casa, na tentativa de se livrar dos vícios do álcool. “É importante estar na Casa do Senhor e poder compartilhar com os irmãos que tem o mesmo problema que o meu. Com certeza, esse momento de espera ao nascimento de Jesus é muito importante para nós”, relata.
No local desde o início de 2019, o fiscal de loja, Ilton Alves da Silva de Lima, 30 anos, confidencia que estava em tratamento no CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). Encontrou o irmão Adilson e pediu uma oportunidade para morar na casa. “Me sinto grato por ele me acolher e participar desta missa com o bispo, além de ajudar na obra e contribuir para a minha reabilitação”, agradece.
Dom Pedro finalizou a homilia com uma mensagem aos moradores do local que buscam recuperar a dignidade. “Deixe Deus trabalhar no coração de vocês, para que vocês possam se libertar de toda essa infelicidade trazida pela dependência”, frisa.Após a celebração, uma confraternização com jantar, tudo arrecadado por meio de doações, reproduziu gestos de solidariedade e generosidade aos irmãos da casa.

Quer doar para a Casa de Assis? Ligue no telefone: (11) 4451-7243.